Açoriano Oriental
Cavaco Silva fala em homenagem a "um canto do povo"
O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou os grupos de cante alentejano distinguidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pelo Comité Internacional da UNESCO, salientando tratar-se de uma homenagem a um "canto do povo".

Autor: Lusa/AO online

 

Em nota publicada no ‘site’ oficial da Presidência da República, Cavaco Silva salienta que a cultura portuguesa é “colocada em destaque no panorama internacional”, adiantando que se homenageia uma “arte que nasceu de uma tradição vernacular e rural, um canto do povo, que é tão belo como as planícies do Alentejo onde nasceu”.

De acordo com a nota de Cavaco Silva, o cante alentejano traduz “os valores de um povo através das modas, poemas tradicionais cantados sem recurso a acompanhamento com instrumentos musicais”.

Desta forma, prossegue o Presidente da República é “essencial preservar esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações”, sublinhando que o cante é” a marca e um sinal de um povo”, assim como “a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade”.

Para o governante, a consagração a património cultural vai “contribuir para um maior conhecimento e salvaguarda desta expressão musical” e será um incentivo à sua divulgação, especialmente entre os mais jovens, refere.

De acordo com a nota, em Portugal existem cerca de 150 grupos deste “canto da terra”, que o Presidente da República quer felicitar com “especial alegria, juntamente com todos os que se dedicaram à elaboração e ao sucesso desta candidatura”.

A distinção foi aprovada hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados