Açoriano Oriental
Presidente da República nos Açores
Cavaco considera "muito útil" encontro com autarcas das ilhas
O Presidente da República considerou "muito útil" o encontro que manteve hoje com os 19 presidentes das câmaras municipais dos Açores, que lhe permitiu conhecer as diferentes realidades de cada uma das nove ilhas do arquipélago.
Cavaco considera "muito útil" encontro com autarcas das ilhas

Autor: Lusa/AO online
"Devo dizer que aprendi, porque as realidades das nove ilhas são muito diferentes e cada uma apresenta os seus próprios problemas", declarou Aníbal Cavaco Silva, na cidade de Angra do Heroísmo.
O Chefe de Estado falava aos jornalistas depois de ter visitado o Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no primeiro dia de uma visita a quatro ilhas dos Açores.
O Presidente da República reuniu-se com os presidentes das 19 autarquias da região autónoma, um encontro com "espírito positivo" que serviu para todos os "autarcas falarem sobre o que têm feito".
"Houve uma vontade expressa de cooperação a todos os níveis", entre as câmaras municipais e os governos Regional e da República, disse Cavaco Silva, que está a ser acompanhado nesta deslocação pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Cavaco Silva justificou a escolha dos Açores para a sua primeira visita como Presidente da República a uma região autónoma como o facto da Madeira ter saído, recentemente, de eleições regionais.
"Entendi que não devia visitar a Madeira logo a seguir a este acto eleitoral", disse o Presidente da República, ao lembrar que as eleições regionais nos Açores só vão decorrer em 2008.
Mas, segundo adiantou, a "razão substancial" para esta visita aos Açores são as comemorações dos 50 anos da erupção do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, um acontecimento que "marcou tão profundamente as gentes dos Açores".
"Eu recordo-me perfeitamente, mais jovem, da impressão que me causou aqueles fumos a subirem e os incandescentes a projectarem-se no céu", disse o Presidente da República.
Existe outra "razão fundamental" para esta deslocação ao arquipélago, caso da jornada do Roteiro da Ciência, agendada para segunda-feira e dedicada às Ciências e Tecnologias do Mar, referiu.
Além do encontro com os autarcas, Cavaco Silva visitou hoje um monumento em memória de D. Pedro IV e o Museu de Angra do Heroísmo, um antigo convento que foi recuperado após o sismo de 1980 que atingiu a ilha Terceira.
Num dia de sol, o Chefe de Estado, acompanhado pelas autoridades regionais, passeou a pé pela centro da cidade de Angra do Heroísmo, que é Património Mundial e ouviu uma actuação da Lira Açoriana.
O Presidente da República vai estar nos Açores até quarta-feira, com deslocações, além da Terceira, às ilhas do Pico, Faial e São Miguel.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados