Europeias

Candidata da CDU visita ilha de São Jorge

Candidata da CDU visita ilha de São Jorge

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   3 de Mai de 2019, 12:00

A candidata da CDU ao Parlamento Europeu, Cátia Benedetti, deslocou-se à ilha de São Jorge onde, para além de manter contactos com a população, esteve reunida com a administração da fábrica de Santa Catarina e com a Cooperativa Uniqueijo.

Na ocasião, a candidata reafirmou que “esta empresa tem de continuar na esfera do setor público empresarial regional, tendo em conta a sua natureza estratégica para a região. É obviamente necessário tomar um conjunto de medidas, passando pela recapitalização da empresa, que assegurem a sua continuidade e competitividade”, adianta em comunicado.


Na fábrica conserveira, após a visita às instalações, foram analisados problemas, constrangimentos e perspetivas de futuro desta unidade fabril, “cujo papel fundamental na economia da ilha e da Região, a CDU desde há muito tem vindo a sublinhar”.


Acrescenta que “ para além da intervenção estrutural que é precisa no âmbito regional, torna-se essencial que os representantes de Portugal no Parlamento Europeu mantenham uma ação decidida, em conjunto com os deputados de outros países do Sul da Europa, para evitar o desastroso cenário que se depararia à indústria conserveira europeia se não se travasse a abertura dos nossos mercados àqueles países terceiros que se preparam para dominar este sector propondo produtos vendidos a preços baixíssimos”.


Noutra frente e após a reunião com direção da Uniqueijo, a candidata destacou “a centralidade desta indústria para a ilha, não apenas em termos puramente económicos, mas também relativamente às perspetivas de inovação técnica e científica que o seu reforço pode abrir”.


Uma preocupação transversal que todos os operadores económicos manifestaram e da qual a CDU continua a fazer-se portadora é a exigência de um POSEI Transportes, que é identificado como um instrumento essencial em termos de coesão e competitividade no Arquipélago, pelos benefícios que traria à comercialização de diferentes produtos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.