Açoriano Oriental
Câmara Municipal de Lagoa assinalou o Dia Mundial da Água

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), comemorou, na passada sexta-feira, o Dia Mundial da Água através de uma visita interpretativa às estruturas de captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água, entre os quais nascentes, furos, reservatório e estação de tratamento de água do concelho. 


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Sob o tema "Da Nascente à Torneira", a atividade foi destinada aos alunos do 3º ciclo e terminou com uma visita à Casa da Água, nos Remédios.


A palestra de sensibilização aos alunos do 4º e 6º anos da Escola Básica Integrada de Água de Pau, teve como objetivo de alertar para o uso consciente da água, informar sobre como funciona o processo de captação, armazenamento, tratamento e distribuição da água no concelho da Lagoa, bem como foi explicado a gestão dos resíduos, na freguesia de Água de Pau.


Ainda no âmbito da comemoração deste dia, a Câmara Municipal de Lagoa, através da Casa da Água – Trail Point, organizou um evento formativo, que visou dar a conhecer os trilhos da Rota da Água, dirigido a profissionais do setor turístico, numa parceria entre o município de Lagoa, Direção Regional do Turismo e Parque Natural de Ilha de São Miguel, explica nota de imprensa.


A rede de trilhos homologados, desde o início do mês de março, com o nome Rota da Água engloba o trilho Janela do Inferno, o trilho das Pedras Brancas e o trilho Entre Túneis e Condutas, distribuídos pelo concelho de Lagoa.


De acordo com a mesma nota, esta iniciativa contou com 30 participantes, na qual o representante do Parque Natural de Ilha São Miguel e apresentou o tema "Património Natural e Histórico-Cultural da Serra de Água de Pau". Em seguida, a representante da Direção Regional de Turismo deu a conhecer os trilhos Janela do Inferno, Pedras Brancas e Entre Túneis e Condutas, bem como o projeto de segurança em trilhos pedestres, com a apresentação do seu plano de rápida intervenção e socorro na Rota da Água.

 

De referir que, a Casa da Água – Trail Point é um projeto que decorreu do orçamento participativo jovem 2017 e trata-se da recuperação de um posto de leite devoluto, que foi transformado na porta de entrada a todas as atividades de exploração da natureza na Lagoa, bem como dá a conhecer atividades pedestres, escalada/rappel, btt, geocaching, passeios equestres, entre outros, entre outras informações turísticas de especial relevo. O espaço possui uma zona de descanso numa varanda exterior para contemplação, um espaço de informação ambiental, estacionamento de bicicletas, disponibilidade de água para enchimento público de garrafas e internet.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados