Bolieiro garante que não vacila na liderança da coligação com o CDS-PP e o PPM nos Açores

O presidente do Governo dos Açores, o social-democrata José Manuel Bolieiro, garantiu que não vacila na “liderança da coligação” que compõe o executivo, com o CDS-PP e o PPM.



“Não vacilo na minha liderança da coligação. Eu assumo a liderança que, aliás, se fortalece com a coligação”, afirmou José Manuel Bolieiro, chefe do executivo PSD/CDS-PP/PPM, em entrevista à RTP/Açores.

Bolieiro respondia, assim, a perguntas sobre as “razões exclusivamente políticas” e “divergências insanáveis” invocadas por Clélio Meneses para a demissão do cargo de secretário regional da Saúde, sobre eventuais cedências ao CDS-PP e ao PPM, e sobre a nomeação da anterior presidente do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), Cristina Fraga, para a Estrutura de Missão para o Acompanhamento do Financiamento da Saúde (EMAFIS).

Questionado diretamente sobre se a nomeação de Cristina Fraga para a EMAFIS, no Conselho do Governo de sexta-feira, esteve na origem da demissão de Clélio Meneses, no sábado, Bolieiro disse que “não”.

A 02 de dezembro, Cristina Fraga demitiu-se da presidência do HDES, na sequência da demissão de 21 dos 25 diretores de serviços.

Cristina Fraga começou a liderar o hospital de Ponta Delgada no início de 2021, depois de o executivo liderado por Bolieiro ter exonerado o anterior conselho.

A sua gestão foi criticada publicamente meses depois, quando o Sindicato Independente dos Médicos se manifestou preocupado com o clima de “mal-estar” na unidade hospitalar, devido à "falta de diálogo institucional do conselho de administração" com os clínicos.

Nas declarações à RTP, Bolieiro sublinhou focar-se “nas soluções”.

Clélio Meneses, que integrou as listas do PSD nas legislativas de 2020, justificou a demissão com “razões exclusivamente políticas, assentes em divergências insanáveis e inultrapassáveis, evidenciadas em sucessivas ingerências no exercício do cargo […], dificultando, quando não impedindo, o cumprimento da complexa missão de gerir o setor”.

Mónica Seidi, que foi deputada na Assembleia Regional, vai substituir Clélio Meneses e dar “continuidade” ao trabalho desenvolvido, afirmou Bolieiro.

A nova secretária regional da Saúde toma posse na quarta-feira, no plenário da Assembleia Regional, que decorre esta semana na cidade da Horta, ilha do Faial.

PUB

Uma mulher ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida por estar “fortemente indiciada” do crime de homicídio de um irmão, em Vila Franca do Campo, em São Miguel, Açores, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).