Açoriano Oriental
Conjuntura
BERD espera recessão de 6,3% do PIB na Europa de Leste
A BERD anunciou esta quinta-feira uma revisão das previsões para o PIB da sua zona de actividade, centrada nos antigos países da União Soviética, apontando para um recuo de 6,3 por cento este ano.

Autor: Lusa / AO online
As previsões anteriores da Banca Europeia de Reconstrução e Desenvolvimento apontavam para uma quebra do PIB regional de 5,2 por cento em 2009 antes de um crescimento de 1,4 por cento em 2010. Agora, para o próximo ano, a BERD prevê um crescimento de 2,5 por cento em 2011.

O banco especializado no desenvolvimento dos países do antigo bloco soviético explica que a forte quebra de 2009 é sobretudo devida "a baixas pronunciadas da produção no primeiro semestre", mas que "sinais de crescimento no terceiro trimestre deixam entender que a recessão atingiu o seu ponto mais baixo em numerosos países da região".

"Qualquer que seja a retoma em 2010, deverá ser frágil e desigual", previu.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.