Açoriano Oriental
Autoridade Marítima recomenda que se evitem banhos de final de ano

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou este sábado a população que se abstenha de atividades ou passeios junto à costa e os tradicionais banhos de final do ano, devido às previsões de ondulação forte até à próxima terça-feira.

Autoridade Marítima recomenda que se evitem banhos de final de ano

Autor: Lusa/AO online

“Com o aproximar das festividades da noite de fim de ano, a Autoridade Marítima Nacional aconselha para não ir a ao banho, em especial se tiver consumido bebidas alcoólicas”, sugeriu a AMN, numa nota publicada no seu ‘site’ na internet.

De acordo com esta autoridade, a previsão do estado do mar na costa oeste, a partir do final da tarde de hoje e até dia 02 de janeiro, é de ondas até cinco metros de altura no mar, “que provoca forte rebentação junto à faixa litoral, ao que se junta a baixa temperatura da água do mar normal para a época do ano”.

“São fatores de risco para as pessoas e que aumentam a probabilidade de ocorrência de acidentes com aqueles que nesta altura do ano gostam de ir a banhos”, salientou.

A AMN recomendou à população em geral “que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumem uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselhou “cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas”.

“Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados