Autor: Susete Rodrigues
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, vai reforçar, em 2025, o apoio municipal à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, através de uma candidatura aos fundos do Programa Operacional 2030.
O anúncio foi feito pela presidente da autarquia, Vânia Ferreira, no encerramento do Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento, que decorreu no passado sábado, no Clube de Golfe da Ilha Terceira.
De acordo com nota de imprensa, Vânia Ferreira justificou o compromisso com a permanente necessidade de reforço dos meios ao dispor da corporação, recordando que no presente ano, “aumentamos o valor do apoio anual em 42 por cento e pretendemos concretizar um novo aumento no apoio em 2025”, lembrando ainda que “já foi submetida a candidatura que nos permitirá reforçar e modernizar os meios e equipamentos dos Bombeiros da Praia, particularmente os necessários a busca e salvamento em estruturas colapsadas e cheias de grande intensidade”.
Essa candidatura aos fundos do Programa Operacional 2030, abrange a aquisição de equipamentos para busca e salvamento em estruturas colapsadas e para combate a inundações.
A autarca sublinhou ainda a cooperação permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
No que diz respeito ao Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento, a autarca enalteceu a organização do evento, destacando o apoio da autarquia, como prova do empenho, desde o primeiro momento, à realização do evento no concelho.
“É uma prova que nos destaca a nível nacional e internacional, que resulta do desempenho dos Bombeiros da Praia nesta competição - que venceram o campeonato em 2017 - sendo também um fator de dinamização económica no concelho e na ilha, nomeadamente ao nível da hotelaria e restauração”, disse Vânia Ferreira, citada na nota de imprensa.
Saliente-se que o Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento reuniu equipas de bombeiros de 24 países.