Autor: Lusa/AO Online
Na segunda-feira, o presidente do PS/Açores, Francisco César, manifestou a disponibilidade do partido para viabilizar o orçamento regional para 2025, mas caso seja possível chegar a um conjunto de entendimentos em 11 pontos.
"Estamos de braços abertos e com vontade de negociar", sustentou o líder socialista açoriano, em declarações aos jornalistas após uma audiência com o presidente do Governo Regional, no âmbito do processo de auscultação sobre as antepropostas de Plano e Orçamento Regional para 2025.
Esta sexta-feira, em comunicado, os autarcas socialistas dos Açores referem que apoiam a decisão do presidente do partido, Francisco César, de viabilizar o orçamento regional "nas condições em que o fez", ainda que considerem importante terem conhecimento dos investimentos que o Governo prevê concretizar nos seus territórios.
Para os autarcas socialistas, "é possível viabilizar" o próximo orçamento regional "com o acordo dos partidos que asseguraram o Governo da região nestas décadas de democracia".
"A opção pela estabilidade, que quer o PS quer o PSD deram aos Açores, é o garante de um desenvolvimento sustentável, sem o sobressalto dos radicalismos que os últimos anos de autonomia vivenciaram", defendem os autarcas, salientando que "está do lado do PSD e do Governo Regional aceitar o repto, evitando o sobressalto do último minuto".
Por outro lado, criticam "afirmações tão erráticas como contraditórias" que "certa direita radical" tem vindo a fazer.
Na nota, os autarcas destacam ainda o "sentido de responsabilidade" do PS, que "não deixa de afirmar a sua marca neste desejável acordo", com propostas em sede de orçamento que garantem "maior equilíbrio social, mas também a desejável estabilidade política".
Os autarcas socialistas açorianos apelam ao presidente do Governo Regional para que aceite negociar com o PS, estabelecendo "um acordo político" para o Orçamento Regional para 2025 nos termos propostos, "a bem dos Açores e dos açorianos".