Austrália manifestou preocupação por casos de tortura de separatistas

O Governo australiano manifestou esta segunda-feira a sua preocupação pelos alegados casos de tortura da unidade antiterrorista da polícia indonésia sobre os separatistas das ilhas Molucas, revelaram os meios de comunicação social da Austrália.


O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Camberra, que há duas semanas enviou uma delegação a Jacarta, indicou em comunicações que continuará a investigar para esclarecer as alegadas acções de “brutalidade” contra “prisioneiros políticos”.

As torturas foram alegadamente cometidas pela unidade especial antiterrorista “Detachment 88” que é também financiada e treinada pelos governos da Austrália e dos Estados Unidos.

Uma investigação do The Sydney Morning Herald revelou que uma dezena de independentistas foi detida em Agosto e transportados para os escritórios da unidade de elite em Ambón, nas ilhas Molucas, onde terão sido submetidos a tortura.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024