Açoriano Oriental
Assis quer ver Bruxelas a pressionar Luanda para investigar morte de jovem por militares
O eurodeputado socialista português Francisco Assis apelou hoje à Comissão Europeia para que "pressione as autoridades angolanas" a investigar "rápida e imparcialmente" a morte de Rufino António, um rapaz angolano abatido a tiro por militares em Luanda, em agosto.
Assis quer ver Bruxelas a pressionar Luanda para investigar morte de jovem por militares

Autor: Lusa/AO Online

 

O gabinete do eurodeputado Francisco Assis - membro da Sub-comissão dos Direitos Humanos - emitiu hoje um comunicado no qual recorda que a 05 de agosto "Rufino António, um jovem angolano de 14 anos, foi morto a tiro durante um protesto pacífico contra as demolições em massa que ocorriam no Bairro Walale, nos arredores de Luanda".

"Enquanto elementos das Forças Armadas [angolanas] procediam às demolições, a Polícia Militar terá sido chamada ao local para controlar os protestos. Francisco Assis quer que a Comissão Europeia pressione as autoridades angolanas para que investiguem 'rápida e imparcialmente a morte a tiro deste jovem' e que promova diligências 'no sentido de pugnar pelo integral respeito pela liberdade de expressão e reunião em Angola'”, realça nota do eurodeputado, citando uma carta que este enviou ao executivo comunitário.

Para Francisco Assis, “o envio da polícia militar a esta manifestação levanta sérias preocupações sobre o uso desnecessário de força letal” e recorda que a legislação angolana é clara “nos limites que impõe ao uso" precisamente da força letal.

"Só permite a utilização da mesma se tal for o último recurso para combater uma ameaça à vida ou evitar danos corporais graves”, refere Francisco Assis, recordando também que o caso de Rufino António não é "infelizmente o único".

O incidente ocorreu a 05 de agosto, quando Rufino António e outros moradores do bairro se juntaram a contestar as demolições - que já deixaram milhares de pessoas desalojadas e que afetariam também a casa dos pais - perante o avanço dos militares.

O Estado-Maior General angolano emitiu na altura um comunicado no qual alertava a população no sentido de evitar confrontos com os militares, com armas de fogo, como ocorreu no "trágico acidente, onde foram capturadas duas armas".

O comunicado das chefias militares das FAA, que confirmou e lamentou o incidente, incluía a garantia de que seria aberta uma investigação ao caso, mas sublinhava que as casas em demolição foram ilegalmente construídas em terrenos do novo aeroporto internacional de Luanda.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados