Arqueologia

Arqueólogos descobrem navio inglês afundado na Baía da Horta

Arqueólogos descobrem navio inglês afundado na Baía da Horta

 

Lusa / AO online   Regional   13 de Out de 2009, 17:58

Arqueólogos do Centro de História Além-Mar identificaram, na baía da Horta, Açores, “vestígios importantes” de um naufrágio de um navio inglês, envolvido no tráfego atlântico em finais do século XVII ou início do século XVIII.
"Este pode ser o mais antigo vestígio arqueológico relacionado com a afirmação da cidade da Horta como escala técnica, estratégica para os navios ingleses", afirmou hoje José Bettencourt, arqueólogo coordenador dos trabalhos de pesquisa, em declarações à Lusa.

“É, seguramente, um raro documento das rotas comerciais britânicas no Atlântico dos séculos XVII e XVIII”, frisou.

A equipa de arqueólogos encontra-se desde Abril a realizar trabalhos de salvaguarda, para minimização do impacte ambiental, na área de construção do molhe de protecção do terminal de passageiros do Porto da Horta, no Faial.

Os trabalhos permitiram identificar vestígios importantes de um naufrágio, dispersos por uma vasta área, dos quais se destacam cerca de quatro dezenas de dentes de elefante (marfim), quatro canhões em ferro, garrafas de vinho, copos em vidro, moedas, garrafas em grés de fabrico alemão ou inglês, armas de fogo e, entre outros, cachimbos em caulino.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.