Apoios sociais e habitação com reforço de verbas nos Açores em 2014, destaca secretária regional

Apoios sociais e habitação com reforço de verbas nos Açores em 2014, destaca secretária regional

 

Lusa/AO Online   Regional   6 de Nov de 2013, 12:50

A secretária regional da Solidariedade Social dos Açores, Piedade Lalanda, destacou hoje que o seu departamento governamental vai beneficiar de um aumento de verbas em 2014 superior a 6,6 milhões de euros.

Piedade Lalanda, que falava aos jornalistas na cidade da Horta, no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores sobre as propostas de Plano e Orçamento regionais para o próximo ano, garantiu que grande parte dessas verbas será aplicada nos apoios sociais e na habitação.

"Este Plano, quer por via da habitação, no apoio ao arrendamento, quer por via dos complementos regionais, continua a ser um plano que reforça o rendimento disponível das famílias", destacou.

A titular da pasta da Solidariedade Social no Governo dos Açores deu como exemplo das políticas sociais do executivo o reforço do complemento regional de abono de família, o complemento para aquisição de medicamentos e o complemento regional de pensão.

Em matéria de investimentos públicos, sublinhou a construção, em 2014, do Centro de Deficiência, em Ponta Delgada, um projeto que congrega duas associações que trabalham na área da deficiência e que "vão partilhar equipamentos, recursos técnicos e experiências".

Piedade Lalanda realçou ainda o início do processo de remodelação da creche "O Castelinho", na cidade da Horta, que pretende ser uma "demonstração de sinergias" entre a área da Solidariedade Social e da Educação, uma vez que as crianças que frequentam o ATL vão poder partilhar espaços comuns da Escola António José d'Ávila, que lhe é contígua.

Na área dos idosos, destacou a valorização que o executivo pretende fazer do serviço de apoio ao domicílio, no sentido de alargá-lo durante mais dias da semana e de articulá-lo com a área da Saúde.

Ao todo, a Secretaria Regional da Solidariedade Social irá contar, em 2014, com um volume de verbas para investimento na ordem dos 48 milhões de euros.

As propostas de plano anual de investimento e de orçamento dos Açores para 2014 serão debatidos e votados pelo parlamento açoriano no final do mês.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.