Piedade Lalanda, que falava aos jornalistas na cidade da Horta, no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores sobre as propostas de Plano e Orçamento regionais para o próximo ano, garantiu que grande parte dessas verbas será aplicada nos apoios sociais e na habitação.
"Este Plano, quer por via da habitação, no apoio ao arrendamento, quer por via dos complementos regionais, continua a ser um plano que reforça o rendimento disponível das famílias", destacou.
A titular da pasta da Solidariedade Social no Governo dos Açores deu como exemplo das políticas sociais do executivo o reforço do complemento regional de abono de família, o complemento para aquisição de medicamentos e o complemento regional de pensão.
Em matéria de investimentos públicos, sublinhou a construção, em 2014, do Centro de Deficiência, em Ponta Delgada, um projeto que congrega duas associações que trabalham na área da deficiência e que "vão partilhar equipamentos, recursos técnicos e experiências".
Piedade Lalanda realçou ainda o início do processo de remodelação da creche "O Castelinho", na cidade da Horta, que pretende ser uma "demonstração de sinergias" entre a área da Solidariedade Social e da Educação, uma vez que as crianças que frequentam o ATL vão poder partilhar espaços comuns da Escola António José d'Ávila, que lhe é contígua.
Na área dos idosos, destacou a valorização que o executivo pretende fazer do serviço de apoio ao domicílio, no sentido de alargá-lo durante mais dias da semana e de articulá-lo com a área da Saúde.
Ao todo, a Secretaria Regional da Solidariedade Social irá contar, em 2014, com um volume de verbas para investimento na ordem dos 48 milhões de euros.
As propostas de plano anual de investimento e de orçamento dos Açores para 2014 serão debatidos e votados pelo parlamento açoriano no final do mês.
