Autor: Lusa/AO Online
Segundo a entidade responsável pela iniciativa, a marcha de Alfama arrecadou o segundo lugar e a de Alcântara ficou em terceiro, entre as 20 que desfilaram na noite de terça-feira na Avenida da Liberdade.
Nas classificações por categoria, a marcha do Alto do Pina venceu ainda o melhor desfile da Avenida da Liberdade, a melhor coreografia, o melhor figurino (ex-aequo com Alfama), a melhor letra e a melhor musicalidade.
A melhor cenografia foi para Alcântara (3.º lugar), enquanto Alfama (2.º) venceu na categoria de melhor composição original com "Gentes de Alfama".
O desfile das marchas celebrou este ano 80 anos, tendo sido este um dos temas do certame, a par da elevação do fado a património da Humanidade e do Ano de Portugal no Brasil.
As apresentações incluíram, fora de concurso, a marcha infantil Voz do Operário e a marcha dos Mercados e, como convidados, estiveram quatro agrupamentos de Macau, Emirados Árabes Unidos, Portugal e Brasil.
As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no Pavilhão Atlântico (nos passados dias 04, 05 e 06 de Junho) e na Avenida da Liberdade (12 de Junho) nas categorias de Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile da Avenida.