Açoriano Oriental
Algumas centenas de pessoas estão concentradas na Assembleia da República
Algumas centenas de pessoas concentraram-se frente à escadaria da Assembleia da República à  hora marcada para o início do protesto "Cerco ao Parlamento", com o perímetro frente a São Bento completamente fechado por grades colocadas pela polí­cia.
Algumas centenas de pessoas estão concentradas na Assembleia da República

Autor: Lusa/AO online

O trânsito foi cortado em dois pontos da rua de São Bento antes de chegar ao local da concentração e o ambiente é calmo, mas já se ouvem palavras de ordem tais como "O povo unido jamais será vencido" ou "Tá na hora, tá na hora de o Governo se ir embora".

Começam a levantar-se algumas faixas de protesto contra o Governo, que já se têm visto em outras manifestações nas últimas semanas.

Ao local continuam a chegar pessoas e o protesto subiu de tom. Alguns manifestantes trouxeram tambores que ainda não se fizeram ouvir e muitos ostentam cartazes feitos em casa e alguns acenam bandeiras negras.

Na escadaria e em frente ao Parlamento estão colocados algumas dezenas de agentes do Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública que vigiam o desenrolar dos acontecimentos.

"Para mim acho que isto é demais", disse à Lusa Acácio Augusto Marques, observando o contingente policial. Este soldador reformado afirmou ter "descontado 40 anos para receber agora uma reforma de 280 euros".

Descontente com o estado do país, vaticina que "isto tem que rebentar por algum lado", acrescentando que se dirigiu ao Parlamento onde hoje foi entregue o Orçamento de Estado "pela primeira vez em 60 anos".

"É a primeira vez que entro numa coisa destas. Antes só tinha visto na televisão", declarou, referindo que espera que seja um protesto pacífico e defendendo que "é preciso é compreensão de parte a parte".

Ana, uma odontologista veio até São Bento como "forma de pressão e demonstrar indignação", argumentando que "os portugueses estão a pagar muito mais do que podem".

Em declarações à Lusa referiu que "a divida tem de ser renegociada e o tempo para a pagar alargado". Ana defende que "o Governo tem de recuar ou então tem que haver eleições antecipadas, se tiver que ser".

Acrescentou que é preciso os portugueses fazerem "um apelo a unidade nacional", frisando que "radicalizações não levam a lado nenhum".

"Centro, esquerda e direita, somos todos precisos", defendeu, notando que está "um bocado cansada dos partidos".

O Governo entregou hoje na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado de 2013, que prevê um aumento dos impostos, incluindo uma sobretaxa de 4% em sede de IRS.

O orçamento é votado na generalidade no final dos dois dias de debate, 30 e 31 de outubro.

A votação final está agendada para 27 de novembro no parlamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados