Albuquerque diz que não foi contactado pela República sobre subsídio de mobilidade

O presidente do Governo da Madeira disse esperar que o adiamento da obrigação de ausência de dívidas ao Estado para aceder ao Subsídio Social de Mobilidade (SSM) seja para sempre e indicou que ainda não foi contactado pela República



“Foi adiado e eu espero que este adiamento seja o fim dos adiamentos”, afirmou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita à Estação Elevatória de Águas Residuais de Machico, recentemente requalificada.

O Governo decidiu alargar até 31 de março a suspensão da comprovação de dívidas fiscais e contributivas para beneficiários do SSM nos Açores e na Madeira, de forma a evitar problemas nos pagamentos.

A suspensão tinha sido inicialmente definida até sábado, mas o Ministério das Infraestruturas adiantou à Lusa que, “estando ainda a decorrer um processo de avaliação, em articulação com os Governos regionais, revela-se adequado manter a suspensão da aplicação deste requisito até ao dia 31 de março de 2026, de modo que não fiquem prejudicados os pagamentos através da plataforma eletrónica”.

Questionado sobre se já foi contactado pelo executivo, Miguel Albuquerque disse que não.

“Comigo não, só se for outra região noutro planeta, pode ser que seja nas Caraíbas, aqui ainda não chegou nada”, declarou.

O governante tem criticado esta medida, defendendo que é discriminatória para os madeirenses.

PUB