Economia

Agricultura e indústria com evolução negativa no terceiro trimestre

Agricultura e indústria com evolução negativa no terceiro trimestre

 

Lusa/AO online   Regional   19 de Nov de 2010, 17:22

A indústria e agricultura devem ter registado desempenhos negativos no terceiro trimestre deste ano nos Açores, considerando a evolução do emprego, consumo de energia e leite entregue nas fábricas, admitiu esta sexta-feira o Serviço Regional de Estatística (SREA).
"A avaliar pela evolução do leite entregue nas fábricas há a registar negativamente o desempenho do sector agrícola, assim como deve ter sido negativo o desempenho do sector industrial, a avaliar pelo respectivo consumo de energia e pela evolução homóloga do emprego neste sector", refere o boletim trimestral do SREA.

Por outro lado, os indicadores disponíveis permitem concluir que o sector dos serviços deverá ter “mantido uma evolução positiva” no trimestre que terminou em Setembro.

Numa análise ao desempenho global da economia açoriana, o Serviço Regional de Estatística destaca que, no terceiro trimestre deste ano, se “continuou a verificar uma diminuição homóloga da população empregada e a um ritmo mais acentuado do que anteriormente”.

A taxa regional de desemprego atingia no final de Setembro 6,6 por cento, o que representa um aumento de 0,4 por cento face ao trimestre anterior e ao homólogo.

Como factores positivos no desempenho da economia regional o SREA destaca o crescimento no turismo, que não acontecia desde o terceiro trimestres de 2007, o aumento da venda de viaturas ligeiras, a “extraordinária evolução” da pesca descarregada e as taxa positivas de consumo de cimento.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.