Açoriano Oriental
Economia
Agricultura e indústria com evolução negativa no terceiro trimestre
A indústria e agricultura devem ter registado desempenhos negativos no terceiro trimestre deste ano nos Açores, considerando a evolução do emprego, consumo de energia e leite entregue nas fábricas, admitiu esta sexta-feira o Serviço Regional de Estatística (SREA).
Agricultura e indústria com evolução negativa no terceiro trimestre

Autor: Lusa/AO online
"A avaliar pela evolução do leite entregue nas fábricas há a registar negativamente o desempenho do sector agrícola, assim como deve ter sido negativo o desempenho do sector industrial, a avaliar pelo respectivo consumo de energia e pela evolução homóloga do emprego neste sector", refere o boletim trimestral do SREA.

Por outro lado, os indicadores disponíveis permitem concluir que o sector dos serviços deverá ter “mantido uma evolução positiva” no trimestre que terminou em Setembro.

Numa análise ao desempenho global da economia açoriana, o Serviço Regional de Estatística destaca que, no terceiro trimestre deste ano, se “continuou a verificar uma diminuição homóloga da população empregada e a um ritmo mais acentuado do que anteriormente”.

A taxa regional de desemprego atingia no final de Setembro 6,6 por cento, o que representa um aumento de 0,4 por cento face ao trimestre anterior e ao homólogo.

Como factores positivos no desempenho da economia regional o SREA destaca o crescimento no turismo, que não acontecia desde o terceiro trimestres de 2007, o aumento da venda de viaturas ligeiras, a “extraordinária evolução” da pesca descarregada e as taxa positivas de consumo de cimento.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.