Autor: Paula Gouveia
O 46º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024 chegou ao fim, com os açorianos a trazerem para casa a recompensa.
Segundo a organização desta iniciativa, os Açores que se fizeram representar por vinte alunos de escolas de ensino profissional alcançaram 17 distinções: sete medalhas de ouro, cinco de prata, três de bronze e duas Excelências.
Durante três dias, sob o lema “onde há competência, há um norte”, o maior evento nacional de educação e formação, levou ao Europarque, em Santa Maria da Feira, cerca de 450 jovens que seguiram a via da formação profissional, a competirem entre si.
O ouro foi alcançado pelos açorianos nas profissões “Cloud
Computing”, “Cyber Security”, “Web Technologies”, “Desenvolvimento de
Aplicações para Dispositivos Móveis”, “Contabilidade e Gestão | CRM”,
“Caring – Serviços Pessoais e à Comunidade” e “Pastelaria”.
O melhor dos Açores foi Nelson Ponte, da profissão “Web Technologies”, da EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato do Escritório. Mas Guilherme Vasconcelos, da Escola Profissional da Praia da Vitória, também trouxe o ouro, tal como Matilde Ferreira da EPROSEC, Laura Gonçalves da MEP - Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada; João Vieira e Daniel Pimentel da ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores; e ainda Rodrigo Anjos, da EPROSEC.
Com a medalha de prata na mala regressaram à Região Gonçalo Gil, da Escola Profissional da Praia da Vitória; Gonçalo Botelho e Henrique Miranda, do Centro de Qualificação dos Açores, Francisco Pinto, da EPROSEC, e Marco Melo, da ENTA.
Samuel Gata, do Centro de Qualificação dos Açores, e Rafael Raposo da ENTA obtiveram a distinção de Excelência.
Com o bronze ficaram Gilberto Franzon, da Escola Profissional da Praia da Vitória, Diogo Pacheco da ENTA, Leandro Amaral da EPROSEC.
Os participantes, entre os 17 e os 29 anos, vieram de centros de formação, escolas e empresas de todo o país: 184 jovens do Norte; 57 do Centro; Lisboa e Vale do Tejo contou com 107 concorrentes; o Alentejo com 44; o Algarve com 21; os Açores com 20; e a Madeira com nove, e ainda houve uma comitiva de dois jovens do Luxemburgo.
Agrupadas em seis grandes setores de atividade, foram 59 as profissões em competição, onde os concorrentes, simulando situações reais de trabalho, realizaram provas práticas de desempenho onde demonstraram as suas habilidades e competências, que foram avaliadas segundo exigentes critérios que seguem parâmetros estabelecidos internacionalmente.
O prémio para melhor jovem em competição do país foi para Raquel Almeida, da profissão de “Ótica Ocular”, da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2025, em Herning, na Dinamarca, e daí seguirem, dependendo dos seus resultados, para o Campeonato Mundial das Profissões que se realiza, em setembro de 2026, em Xangai, na China.