Iniciativa de sensibilização para as arritmias na quarta-feira

A Associação "Bate Bate Coração" vai promover a sua primeira iniciativa no arquipélago dos Açores, na quarta-feira, pelas 14h30, na Universidade Sénior de Ponta Delgada, no salão multiusos da Junta de Freguesia de São Pedro.


De acordo com o cardiologista Carlos Morais, presidente da Associação “Bate Bate Coração”, “pretendemos contribuir para um maior esclarecimento da população mais sénior sobre as arritmias cardíacas, não só para ajudar a identificar os sinais de alerta para a doença mas também ensinar a medir a pulsação, uma técnica simples e rápida, que ajuda a identificar os problemas do ritmo cardíaco”.

Segundo uma nota de imprensa da Associação “Bate Bate Coração”, os principais sintomas das arritmias cardíacas podem passar por palpitações, batimento cardíaco muito irregular, muito rápido ou muito lento, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, cansaço, falta de ar e dor de peito. Outras manifestações mais graves são a síncope (perda súbita dos sentidos) ou até a morte súbita.

Ainda de acordo com as informações prestadas pela Associação em questão, dependendo do tipo de arritmia, da frequência, sintomatologia e patologia cardíaca subjacente, existem tratamentos que podem passar por fármacos antiarrítmicos, “ablação” por cateter ou a implantação de dispositivos eletrónicos como os pacemakers ou os cardioversores desfibrilhadores.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.