Açoriano Oriental
Açores vão criar coordenação de combate à sida

O secretário regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse querer “criar brevemente” uma coordenação regional de combate à sida, como forma de “conhecer bem a situação” e “ajudar” os infetados.

Açores vão criar coordenação de combate à sida

Autor: AO Online/ Lusa

“É preciso agir e vamos ter em breve uma coordenação regional para combate a sida”, declarou Clélio Meneses, citado em comunicado de imprensa.

O governante falava após uma visita ao Hospital de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, na véspera do dia mundial da Luta contra a sida, que se comemora a 01 de dezembro.

Segundo o comunicado, a região está “sem números atualizados” e sem um “organismo especializado” no vírus da SIDA desde 2018.

“Sem números oficias, o que nos chegou ao conhecimento, hoje, foi um aumento de casos, nos últimos três anos. Temos de conhecer bem a situação para ajudar as pessoas e gerir o problema. Creio que em breve teremos essa coordenação regional a funcionar”, declarou o secretário regional.

Segundo o comunicado, a região tinha em 2018 383 casos de infeção por VIH e uma incidência de 5,3% por cada 100 mil habitantes.

Segundo um relatório publicado no final de 2019 pela Direção-Geral da Saúde, em 2018 foram diagnosticados 973 novos casos de infeção por VIH em Portugal, o que representa uma taxa de 9,5 casos por casa 100 mil habitantes.

Segundo o mesmo relatório, existiam até à data da publicação do documento cerca de 59,913 doentes com VIH em Portugal, menos 46% dos que existiam há dez anos.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.