Autor: AO Online/ Lusa
De acordo com o boletim diário, seis dos novos casos diagnosticados em São Miguel estão “relacionados com cadeias de transmissão anteriormente identificadas” e o outro refere-se a um “residente, com histórico de viagem ao exterior da região, com resultado positivo ao 6.º dia”.
Na Terceira, registam-se cinco recuperações no concelho de Angra do Heroísmo e uma na Praia da Vitória.
Os internamentos eram 15 no sábado e hoje são 18.
Há mais duas pessoas internadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, elevando o número para dez, e mais uma no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que conta agora oito utentes infetados com o novo coronavírus, dois dos quais continuam em Cuidados Intensivos.
A região mantém 70 cadeias de transmissão ativas, sendo 52 em São Miguel, 17 na Terceira e uma cadeia partilhada entre São Miguel e São Jorge.
“Foram já extintas 40 cadeias até à data de hoje”, frisa a Autoridade de Saúde Regional.
Há, atualmente, 356 casos ativos de covid-19 nos Açores, dos quais 269 são em São Miguel, 83 na Terceira, três no Faial e um no Pico.
Desde o início da pandemia, foram detetados 1.657 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
Morreram 21 pessoas na região e 1.194 recuperaram.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1,68 milhões de mortos resultantes de mais de 76,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 6.063 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.