Autor: Lusa/AO Online
“Este ano temos mais 11% de alunos no ensino artístico do que comparado com o ano 2020”, revelou a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro.
Fonte da Secretaria Regional da Educação dos Açores adiantou à agência Lusa que, no ano letivo de 2020/2021, estavam matriculados 1.414 alunos no ensino artístico e, no presente ano letivo, estão 1.580.
Este ano letivo (2024/2025) o ensino artístico apenas não é lecionado nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, estando presente nas escolas das restantes seis ilhas do arquipélago: São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico.
Ainda de acordo com a titular da pasta da Educação, “pela primeira vez, na EBS [Escola Básica e Secundária] de Velas [ilha de São Jorge] será lecionado o ensino artístico, a começar no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
“Temos agora o ensino artístico em seis das nove ilhas dos Açores”, frisou a governante no arranque do ano escolar, na Escola Básica e Secundária de Velas.
Citada numa nota de imprensa do executivo açoriano, Sofia Ribeiro adiantou que o projeto de disponibilização do ensino artístico na EBS de Velas “corresponde a um desafio [que foi] lançado pela tutela” e a escola jorgense aderiu.
A secretária regional pretende que este projeto cresça para que “possa estender-se a outros anos de escolaridade”, abrangendo “mais alunos”.
“Este é um projeto que corresponde ao Programa do XIV Governo Regional dos Açores e que responde a um Projeto de Resolução aprovado pela Assembleia Legislativa dos Açores”, explicou.