Açoriano Oriental
Açores asseguram aquisição de terreno para novo Centro de Saúde da Ribeira Grande

O Governo dos Açores assegurou a compra do terreno do futuro Centro de Saúde da Ribeira Grande, um investimento superior a 20 milhões de euros e uma antiga reivindicação da população.

Açores asseguram aquisição de terreno para novo Centro de Saúde da Ribeira Grande

Autor: Lusa/AO Online

“O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, assegurou, através da celebração de um contrato-promessa, a compra do terreno onde será construído o novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, em São Miguel”, informa o executivo regional, numa nota enviada às redações.

Segundo o Governo Regional, o terreno em causa localiza-se na freguesia da Conceição. Trata-se de "uma área de 35 mil metros quadrados para um projeto que precisa de um espaço de ocupação coberta de 20 mil metros quadrados", num "investimento acima dos 20 milhões de euros".

“Já tínhamos começado a combater as políticas hospitalocêntricas e, como todos sabemos, isso acabou por ser uma enorme mais-valia nos cuidados de saúde que podemos prestar à população, neste momento em que o hospital de Ponta Delgada está deficitário”, sublinha a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada no comunicado, referindo-se ao incêndio ocorrido em 04 de maio na maior unidade de saúde do arquipélago.

Mónica Seidi refere que está assim dado mais um passo para que seja exequível o compromisso de construir neste concelho da ilha de São Miguel “uma estrutura de valor excecional para a saúde nos Açores”.

O presidente do município da Ribeira Grande disse agência Lusa que a celebração do contrato-programa representa "uma luz ao fundo do túnel" em relação a uma reivindicação “de há muito tempo” da população, criticando "o desinvestimento no atual edifício" ao longo dos últimos anos de governação socialista.

"Tendo em conta a situação que aconteceu resultante do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, acreditamos que este novo centro de saúde pode ser uma espécie de ponte de apoio ao hospital de Ponta Delgada, visto que estamos no centro da ilha", sublinhou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande destacou ainda que o local "tem excelentes acessibilidades".

"Por isso é que pedimos que seja considerado esse novo centro de saúde como uma unidade de saúde de retaguarda ao hospital de Ponta Delgada", acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados