Açores agilizam regresso a casa de turistas

O Governo dos Açores está a agilizar o regresso a casa dos turistas que se encontram a cumprir quarentena no arquipélago, devido à pandemia de Covid-19, informou hoje o executivo.



"Esta iniciativa conjunta das secretarias regionais da Saúde e da Energia, Ambiente e Turismo tem como objetivo garantir o regresso célere e em segurança dos turistas a casa, no sentido de prevenir e conter a disseminação da infeção pelo novo coronavírus", refere uma nota enviada às redações pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS) do executivo regional socialista.

A nota das secretarias regionais da Saúde e da Energia, Ambiente e Turismo explica que para "obter a autorização, os turistas devem apresentar um requerimento à Autoridade de Saúde, que autorizará a deslocação por via aérea, no prazo máximo de três dias, para o exterior da Região".

"No embarque, esta autorização da Autoridade de Saúde deve ser apresentada", acrescenta a mesma nota, aconselhando ainda a realização de quarentena no local de destino.

O Governo dos Açores diz ter remetido esta informação "a todos os empreendimentos turísticos registados junto da Direção Regional do Turismo e serviços consulares" e os interessados podem obter mais informações em https://covid19.azores.gov.pt/, onde aquele requerimento se encontra disponível.

Nos Açores há quatro casos positivos de covid-19.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 12.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares