Açoriano Oriental
Abertas candidaturas a bolsas de mestrados para formar docentes

Estão abertas as candidaturas ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.

Abertas candidaturas a bolsas de mestrados para formar docentes

Autor: Paula Gouveia

São 60 bolsas que, para a secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, têm como objetivo “ajudar a suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.

Sofia Ribeiro explicou que o critério para a definição das vagas por grupo de recrutamento, decorreu “da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”.

Falamos dos grupos de Português/Inglês e Educação Visual e Tecnológica, ambas do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Física e Química, Biologia e Geologia, Informática e o ensino de Piano.

De acordo com a titular da pasta da Educação, os grupos de recrutamento Biologia e Geologia e de Informática “são considerados prioritários” na atribuição de bolsas, “sendo-lhes reservadas, respetivamente, 10 e 25 bolsas”. “As bolsas que remanescerem dessas 35, e até ao máximo de 60, serão distribuídas pelos restantes grupos de recrutamento”, referiu.

A candidatura é efetuada através de um requerimento, “acompanhado de documento comprovativo de matrícula no curso, de um documento onde conste a nota de candidatura ao referido curso ou a sua média, bem como de certificado do 12.º ano, onde conste a escola em que o completou”. 

Por sua vez, a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, sublinha a relevância deste apoio no âmbito da política de qualificação e valorização profissional dos açorianos.

“A atribuição destas bolsas de estudo constitui mais um exemplo do trabalho que o Governo dos Açores está a fazer com vista ao reforço das qualificações dos açorianos, neste concreto dos profissionais do setor da Educação, investimento, esse, que certamente se irá repercutir positivamente no desenvolvimento socioeconómico da região”, afirma Maria João Carreiro.

A concessão de bolsas resulta da aprovação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de uma proposta apresentada pelos partidos da coligação (PSD, CDS-PP e PPM), em setembro de 2021.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados