Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores



As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.

A inseminação artificial das fêmeas é uma técnica amplamente desenvolvida e executada com altos níveis de sucesso. É possível, consultar na base de dados da Associação ou em catálogos anuais as características físicas dos machos disponíveis no mercado (nacional e internacional) de transação de sémen. Faz parte da base de dados todo o histórico do animal, incluindo o pedigree e as suas características. A seleção dos machos é realizada pelo criador/lavrador tendo em conta os parâmetros que melhor se adequam aos objetivos da sua lavoura por exemplo, valorizar a quantidade de músculo ou valorizar a quantidade de gordura na carne… O sémen é adquirido e preservado até à inseminação em azoto líquido (-196◦C). Cada tubo de sémen é identificado com os dados do animal e com o sexo que será manifestado pelas crias.

Embora maior parte deste processo de seleção artificial gire em torno do sémen (gâmetas masculinos) os oócitos têm 50% da responsabilidade do sucesso de todo este processo. A inseminação artificial de sémen é realizada por um técnico da Associação durante o período de ovulação da vaca.

De modo a maximizar a rentabilidade do sémen adquirido, uma fêmea com boas características pode ser submetida uma superestimulação ovárica e libertar vários oócitos de uma única vez que serão recolhidos para fertilização in vitro. Por este processo serão obtidos  vários embriões (todos com origem nos mesmos progenitores) que podem ser implantados em várias vacas da lavoura, que servirão de “barriga de aluguer”. Deste modo, é possível obter várias crias com as características pretendidas num curto espaço de tempo.

Para além da área da reprodução assistida a Associação Agrícola também presta serviços de apoio aos lavradores nomeadamente as análises ao leite. Os parâmetros de análise consistem na quantidade de leite produzida (litros/ano por cada vaca) e a qualidade do leite.

Quanto à qualidade do leite é tido em conta a percentagem de proteína e de elementos essenciais que este contém e caso seja necessário realizar ajustes na alimentação do animal. Neste sentido, a Associação também presta serviços à análise dos solos pois um solo pobre em sais minerais ou com um pH desajustado não permite um bom desenvolvimento da pastagem e consequentemente a alimentação dos animais será afetada.

Atualmente, os lavradores têm acesso a uma aplicação no telemóvel que monitoriza em tempo real a saúde e o bem estar do animal por exemplo, se está na época do cio; se já se alimentou ou se tem febre, entre outras informações. Esta monitorização é realizada através de uma coleira/pulseira colocada no animal que através de um chip transmite os dados para o telemóvel.

Foi uma manhã, muito bem passada na companhia do técnico Carlos Ferreira que amavelmente nos convidou e acompanhou nesta visita. Por fim, foi lançado o desafio ao grupo de entrarem no curso especializado de inseminação artificial uma vez  que área que se encontra com falta de profissionais. Para aceder ao curso, lecionado na Associação Agrícola é necessário ter concluído o 12º ano, ter carta de condução e não ser daltónico.

Turmas 12ºA e 12ºB

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Praia da Vitória inicia intervenção no Caminho do Barreiro
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, nos Açores, iniciou a empreitada de correção do Caminho do Barreiro, na freguesia das Fontinhas, empreitada orçada em 106 mil euros para requalificar a via agrícola
 
Câmara lança concurso para beneficiação de dois troços nos Mosteiros
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, lançou um concurso público para a beneficiação de dois troços na freguesia dos Mosteiros, por um preço de 290 mil euros, acrescido de IVA
 
Dormidas em alojamentos turísticos nos Açores aumentam 2,3% em março
Os Açores registaram mais de 244 mil dormidas em alojamentos turísticos no mês de março, uma subida de 2,3% face ao período homólogo, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA)
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.