Açoriano Oriental
300 sismos próximo de armazém de gás Castor no Golfo de Valência
Mais de 300 sismos registaram-se nas últimas duas semanas, entre eles um esta terça-feira, de magnitude 4,2 na escala de Richter, na zona do Golfo de Valência próximo de um polémico armazém subterrâneo de gás natural instalado nas costas de Vinarós (Castellón, Espanha).
300 sismos próximo de armazém de gás Castor no Golfo de Valência

Autor: Lusa/AO online

 

Dados do Instituto Geográfico Nacional referem que só hoje se registaram 20 sismos, a maioria de baixa intensidade, numa situação que se repete desde 13 de setembro.

O projeto Castor, com um investimento de 1.200 milhões de euros, procura aproveitar um antigo poço petrolífero a 1.750 metros de profundidade abaixo do nível do mar para fornecer até um terço da procura de gás do sistema durante 50 dias.

No entanto, a injeção de gás está, alegadamente, a provocar a intensa atividade sísmica na região.

Segundo dados do Instituto Geográfico Nacional, às 03:23 de hoje registou-se no Golfo de Valência um sismo de magnitude 4,2, o de maior intensidade desde que começaram a registar-se estes terramotos relacionados com o projeto Castor.

Em declarações à Efe, o vogal do Colégio de Geógrafos de Espanha Jonathan Gómez Cantero alertou, na segunda-feira, de que os microssismos produzidos pela atividade da unidade de Vinaròs estavam a aumentar em frequência e intensidade.

No passado dia 26 de setembro o Ministério de Indústria ordenou a interrupção temporária da atividade de extração de gás na unidade para pesquisar as causas do aumento da atividade sísmica na zona.

Apesar de a unidade não estar a extrair nos últimos dias, Gómez Cantero considera que não é necessário que se esteja a extrair gás para que os sismos estejam relacionados com a atividade da Castor.

A empresa Escal UGS, que gere o projeto Castor, deverá emitir hoje um comunicado sobre o assunto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados