2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores

Iniciativa do Plano Nacional das Artes, com o apoio da FLAD e de vários parceiros no território açoriano, conta com participantes de oito ilhas



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe a 17 e 18 deste mês o 2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e de vários parceiros no território açoriano.

Tratando-se de uma iniciativa que contará com a presença de elementos de oito ilhas, nela participarão, além do Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, professores coordenadores dos projetos culturais que estão a ser desenvolvidos em 22 escolas dos Açores e que aderiram a esta estratégia nacional. Igualmente presentes estarão artistas residentes nas escolas, mediadores culturais, entre outros parceiros, assim como cidadãos interessados nos cruzamentos entre a educação, as artes, as culturas e os patrimónios.

“Será, por isso, um momento de reflexão sobre a pertinência de implementar práticas pedagógicas, que consolidem uma cultura científica e artística de base humanista, e que permitam mais participação, liberdade, ligação à vida, autonomia, diversificação de linguagens, espaço de discussão, criação e experimentação, expressões artísticas, culturas e patrimónios”, explica nota de imprensa.

O 2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores visa a divulgação e partilha dos projetos culturais das escolas, bem como a criação e estabelecimento de laços e rede entre os intervenientes tendo por objetivo a coesão e o desenvolvimento territorial. Mas também “afirmar as escolas como polos culturais e os equipamentos culturais como territórios educativos”, sem deixar de refletir sobre que “valores, competências e literacias” é preciso “desenvolver/educar, para fazer face aos desafios do mundo de hoje, que exige cidadania ativa, requer muita criatividade, espírito crítico e adaptações constantes”.

A adesão das escolas ao PNA implica a adesão à medida Projeto Cultural de Escola, comprometendo-as, assim, com o “desenvolvimento de projetos culturais endémicos, em articulação/parceria com os agentes e os equipamentos culturais do território”.

Outra das medidas “transformadoras” do PNA é o Projeto Artista Residente na Escola.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares