Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola
Destaques
Carta ao FUTURO
Medo, saudade, persistência, vontade de recomeçar e esperança nas palavras dos alunos da ESLagoa.
No tempo em que os telefones só tinham fios, ou mesmo quando não havia telefones, ou indo ainda mais para trás na história, eram as cartas que traziam as mais diversas notícias, que contavam a história. As cartas ajudaram os pensadores do mundo antigo a construir o mundo moderno e são muitas as que entraram no mundo e na história da literatura. Em tempos de guerra as mães esperavam as cartas dos filhos e as esposas as cartas dos maridos, eram sinais de que ainda estavam vivos! Os tempos da emigração também encheram muitas caixas de correio com linhas e linhas de saudade. Hoje tudo é mais rápido e mais fácil. Ainda se trocam alguns parágrafos por email mas são inúmeras as mensagens, muitas as fotografias que circulam nas redes sociais! E as cartas? Estas já há muito que vêm caindo em desuso. Durante a interrupção letiva os nossos alunos tiraram algum tempo para escrever. Tempo não era problema porque até chegava para ver o tempo passar... Desafiamos então os nossos alunos a escrever uma carta ao FUTURO! Aqui ficam os trabalhos recebidos!
Carta ao FUTURO
LER PARA CRESCER
Já Francis Bacon escrevia que “A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso tolerância e à escrita exatidão”.


Coordenação

Alexandre Oliveira

Recentes

Pela Biblioteca Escolar
LER PARA CRESCER
Já Francis Bacon escrevia que “A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso tolerância e à escrita exatidão”.
Atividade Física
Educação Física escolar nos tempos atuais: que práticas?
A realidade pandémica que vivemos, com as medidas necessárias a aplicar, vieram colocar em causa a condição física dos nossos alunos e a prática da atividade física regular, orientada e satisfatória, imprescindível para um desenvolvimento integral e eclético dos mesmos.
Regresso à escola!
"Estamos prontos e queremos regressar à escola!"
É isto que cada um parece querer dizer por detrás da máscara.
Sentimentos no regresso III
Sorrisos escondidos!
Acho que o último ano acabou de uma forma um bocado confusa porque achei o ensino em casa um pouco mais difícil. Quando estamos em casa existem muitas distrações que nos fazem distrair das aulas, dos trabalhos…

GALERIA

Outras

Segurança On-line
Autenticação de Dois Fatores: PROTEJA OS SEUS DADOS!
O ensino à distância obriga ao registo em diversas plataformas, muitas delas, diretamente ou indiretamente associadas a contas Google e Microsoft, mas também contas twitter, Facebook, Instagram, linkedin, entre outras. Estas contas já não se limitam aos serviços para os quais foram criadas, tendo-se ramificado como formas de autenticação de outros serviços, servindo como chaves-mestras da internet. O processo de registo em sítios da internet foi simplificado, mas o risco aumentou, visto que uma vez obtida a chave-mestra, muitas portas poderão ser abertas por alguém com más intenções.
 
Pela tua saúde
Alguns conselhos para o equilíbrio funcional
No atual contexto em que vivemos torna-se particularmente importante, manter o equilíbrio físico, psicológico e emocional. Estivemos a viver fechados dentro das nossas casas, afastados das principais rotinas de trabalho, dos amigos, das diversões… descuidámos um pouco a imagem e o vestuário, petiscámos mais vezes e fizemos menos exercício.
 
Conversa com o Covid 19!
Tenho saudades disso, da escola, da liberdade!
O 3º período já estava a andar, numa situação completamente diferente, com uma atividade letiva à distância. Aqui fica o testemunho de uma aluna que nos dá conta do seu sentir esta forma de ser e fazer escola.
 
Aprender uma Língua com videojogos
Aprender uma Língua com videojogos
Os videojogos são cada vez mais uma ferramenta informática com múltiplas utilidades. Vamos abordar em diversos capítulos algumas utilidades para além do carácter lúdico. Vamos começar pela forma como eles podem ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados