Dia Internacional da Mulher com Astronauta cientista

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel

Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).


Ana Pires é Investigadora INESCTEC, Astronauta Análoga, Cientista-Astronauta e foi a comandante da missão CAMões, que se realizou na gruta do Natal, ilha Terceira, em novembro passado. Foi a primeira portuguesa a concluir com sucesso o Programa de Cientista Astronauta, e em janeiro de 2024, Ana Pires foi a vencedora da categoria Ciência e Tecnologia dos Prémios Women 3.0, uma iniciativa do Clube G100, Communication & Advocacy Wing, em colaboração com a Revista Diplomacy & Business, que visa “celebrar mulheres que exibem uma liderança excecional e feitos notáveis” e que “fomentam mudanças significativas” e inspiradoras.

No Dia Internacional da Mulher, depois de “dar uma aula para alunos de Humanidades”, apresentou, no auditório da ESLagoa, uma conferência - “Space SHEroes: Quando as Mulheres Desafiam os Limites da Ciência e da Tecnologia”. No decorrer deste evento, foi entregue ao Clube de Astronomia o seu novo telescópio robotizado, que irá permitir a este Clube colaborar com a missão Ariel (da ESA), através do projeto Exoclock. A aquisição deste importante instrumento contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Anacom, do grupo Bensaúde e da Finançor.

Também foi apresentada uma conferência na Universidade dos Açores, denominada “Exploração Humana e Robótica: Uma Viagem do fundo do Mar até ao Espaço” e outra no OASA, chamada “Criar “Espaço” para as Mulheres em Portugal: A Importância das Missões Análogas e do Treino Espacial”, esta última aberta ao público.

Luis Filipe Machado

PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina