Autor: Luís Filipe Machado
Ana Pires é Investigadora INESCTEC, Astronauta Análoga, Cientista-Astronauta e foi a comandante da missão CAMões, que se realizou na gruta do Natal, ilha Terceira, em novembro passado. Foi a primeira portuguesa a concluir com sucesso o Programa de Cientista Astronauta, e em janeiro de 2024, Ana Pires foi a vencedora da categoria Ciência e Tecnologia dos Prémios Women 3.0, uma iniciativa do Clube G100, Communication & Advocacy Wing, em colaboração com a Revista Diplomacy & Business, que visa “celebrar mulheres que exibem uma liderança excecional e feitos notáveis” e que “fomentam mudanças significativas” e inspiradoras.
No Dia Internacional da Mulher, depois de “dar uma aula para alunos de Humanidades”, apresentou, no auditório da ESLagoa, uma conferência - “Space SHEroes: Quando as Mulheres Desafiam os Limites da Ciência e da Tecnologia”. No decorrer deste evento, foi entregue ao Clube de Astronomia o seu novo telescópio robotizado, que irá permitir a este Clube colaborar com a missão Ariel (da ESA), através do projeto Exoclock. A aquisição deste importante instrumento contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Anacom, do grupo Bensaúde e da Finançor.
Também foi apresentada uma conferência na Universidade dos Açores, denominada “Exploração Humana e Robótica: Uma Viagem do fundo do Mar até ao Espaço” e outra no OASA, chamada “Criar “Espaço” para as Mulheres em Portugal: A Importância das Missões Análogas e do Treino Espacial”, esta última aberta ao público.
Luis Filipe Machado