Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

É importante haver um jornal escolar


Inês Vieira

Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.

A minha opinião baseia-se em vários aspetos, ou seja, a ideia de criar um jornal na escola permite que o trabalho dos alunos seja conhecido por mais pessoas além dos professores e também permite que este seja mais valorizado. Nas aulas de português, por exemplo, escrevemos textos quer em oficinas de escrita quer para avaliação, sendo os mesmos selecionados pela professora, como forma de motivação e de recompensa por todos o esforço despendido, para serem publicados no jornal. Desta forma, os alunos, em geral, sentem-se mais autoconfiantes, mais reconhecidos e acabam por se empenhar mais.

Há quem defenda outra posição, argumentando que o jornal é apenas um papel e que não tem importância nenhuma, mas eu posso dizer que cada vez que sai um texto meu no jornal da escola eu sinto que, de alguma forma, o meu trabalho está a ser enaltecido e é isto que me faz ter mais vontade para escrever cada vez que a professora lança um novo desafio. Além disso, a minha família gosta de ler o que escrevo, sentindo um grande orgulho não só nas opiniões que defendo, nas histórias que crio, nos versos que me saem da alma, mas também pelo facto de haver uma valorização do meu trabalho enquanto estudante.

Em suma, acho uma ideia ótima e importante todas as escolas terem um jornal escolar, porque os alunos sentem-se prestigiados e ficam mais empenhados ao verem os seus textos publicados e a serem partilhados com toda a comunidade.

 

Inês Vieira, 9.ºF

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados