
É importante haver um jornal escolar

Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
A minha opinião baseia-se em vários aspetos, ou seja, a ideia de criar um jornal na escola permite que o trabalho dos alunos seja conhecido por mais pessoas além dos professores e também permite que este seja mais valorizado. Nas aulas de português, por exemplo, escrevemos textos quer em oficinas de escrita quer para avaliação, sendo os mesmos selecionados pela professora, como forma de motivação e de recompensa por todos o esforço despendido, para serem publicados no jornal. Desta forma, os alunos, em geral, sentem-se mais autoconfiantes, mais reconhecidos e acabam por se empenhar mais.
Há quem defenda outra posição, argumentando que o jornal é apenas um papel e que não tem importância nenhuma, mas eu posso dizer que cada vez que sai um texto meu no jornal da escola eu sinto que, de alguma forma, o meu trabalho está a ser enaltecido e é isto que me faz ter mais vontade para escrever cada vez que a professora lança um novo desafio. Além disso, a minha família gosta de ler o que escrevo, sentindo um grande orgulho não só nas opiniões que defendo, nas histórias que crio, nos versos que me saem da alma, mas também pelo facto de haver uma valorização do meu trabalho enquanto estudante.
Em suma, acho uma ideia ótima e importante todas as escolas terem um jornal escolar, porque os alunos sentem-se prestigiados e ficam mais empenhados ao verem os seus textos publicados e a serem partilhados com toda a comunidade.
Inês Vieira, 9.ºF
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


