Açoriano Oriental
Greve
Voos intercontinentais da TAP chegam com atraso
Os primeiros voos intercontinentais da TAP iniciados antes do começo da greve dos pilotos portugueses chegaram ao fim da madrugada de hoje ao aeroporto da Portela, Lisboa, com ligeiros atrasos.

Autor: Lusa/ AO
O primeiro voo da transportadora aérea portuguesa, proveniente de Joanesburgo e Maputo, chegou às 05:08, mais de meia hora mais cedo do que o previsto, seguindo-se os voos do Recife, Brasil (06:08), Salvador, Brasil (06:33) e Newark, EUA (06:16).

    O avião que fez a ligação Punta Cana, México-Lisboa operada pela SATA Internacional chegou às 06:39.

    Igualmente com atrasos estão previstas para as primeiras horas da manhã chegadas de Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, todos do Brasil, e ainda do Sal, Cabo Verde, e Dacar, Senegal.

    Para o mesmo período, a TAP cancelou já os voos provenientes do Porto (07:00), do Funchal (07:45), de Roma (08:40), de Hamburgo (08:55) e Madrid (10:00).

    A primeira partida prevista pela TAP está marcada para as 18:05, com destino a Paris-Orly, inicialmente prevista para as 08:00 de hoje.

    Todos os restantes voos da empresa com partida da Portela estão sem indicação, excepto os com destino a Veneza e Bolonha (08:00 e 08:05, respectivamente), que foram já cancelados.

    Os pilotos da aviação civil começaram às 04:00 horas de hoje uma greve de seis dias interpolados, que o Governo descreve como "inoportuna".

    A maior companhia aérea portuguesa, a TAP, admitiu grandes perturbações no tráfego e aconselhou os passageiros com voos marcados para hoje a mudarem a data "se possível".

    A greve, convocada pelo Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), em protesto contra o aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões, decorre hoje, na quinta-feira e sábado e novamente a 05, 07 e 09 de Novembro.

    Hoje, a 27 de Outubro e 05 e 09 de Novembro a paralisação terá início às 04:00 e terminará as 17:00, enquanto nos dias 25 de Outubro e 07 de Novembro, as paragens serão entre as 00:00 e as 24:00.

    O SPAC garantiu, durante os seis dias de greve anunciados, todos os voos de regresso a Portugal previamente publicados em escala mas muitos passageiros deverão mesmo assim ser afectados.

    Só o aeroporto de Lisboa tem, em média, cerca de 400 movimentos (partidas e aterragens) diários, cerca de metade dos quais assegurados pela TAP.

    O Governo considerou que esta greve de pilotos é "inoportuna" e lamentou que a estrutura sindical não tenha optado por iniciar um processo negocial.

    Os Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e da Solidariedade Social sustentam que na reunião realizada domingo com o conselho de administração da TAP e com o sindicato, o Governo informou sobre a sua disponibilidade imediata para, face às reivindicações apresentadas, iniciar um processo negocial.

   
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados