Sociedade

Violência no namoro preocupa Associação de Apoio à Vítima

Durante os últimos anos já houve um homicídio e uma tentativa de homicídio praticados no concelho de Ponta Delgada durante a fase de namoro de dois jovens casais


A violência doméstica na fase do namoro é a mais recente preocupação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) nos Açores.

Durante os últimos anos já houve um homicídio de uma jovem em Ponta Delgada e uma tentativa de homicídio a outra jovem residente numa das freguesias do concelho, praticados durante a fase de namoro dos casais.

 Helena Costa, gestora da APAV/Açores, admite que a violência na fase do namoro “começa cada vez mais cedo”.

A responsável da APAV considera que “a baixa auto-estima do agressor motiva-o a controlar a outra pessoa”, começando a revelar um sentimento de posse.

“Existem casos em que querem ver as mensagens no telemóvel, possuir a password para verificar o e-mail, analisar as contas das redes sociais, controlar a roupa que pode usar, com quem pode sair de casa e os locais que pode frequentar”, explica a responsável da APAV.




Leia esta notícia na íntegra no Açoriano Oriental de sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares