Vento diminui e ajuda bombeiros no combate aos incêndios devastadores de Los Angeles

A diminuição da intensidade dos ventos na zona de Los Angeles deverá permitir aos bombeiros alcançar progressos no combate aos devastadores incêndios florestais que estão a assolar a região e que já provocaram cinco mortes.



No entanto, segundo refere a agência noticiosa Associated Press (AP), os bombeiros continuam hoje a lutar para controlar uma série de cinco grandes incêndios na zona de Los Angeles que também devastaram comunidades desde a costa do Pacífico até Pasadena e levaram milhares de pessoas a fugir das suas casas.

Os ventos ciclónicos (com rajadas que chegaram a atingir 160 quilómetros por hora) que provocaram as chamas e levaram a evacuações caóticas acalmaram um pouco e não se espera que sejam tão fortes durante o dia.

“Isso poderá permitir que os bombeiros façam progressos na contenção dos incêndios que se espalharam por toda a região, incluindo os enormes incêndios em Pacific Palisades e Altadena”, referem as autoridades locais.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, será informado sobre a resposta federal aos incêndios florestais de Los Angeles e reunir-se-á, depois, com os altos funcionários da Casa Branca e da administração para nova atualização da situação, mas só depois de ter proferido o elogio fúnebre no funeral do antigo presidente Jimmy Carter.

Segundo fontes locais, os sistemas de alerta regionais podem ajudar a manter os residentes atualizados e muitas comunidades, incluindo várias na Califórnia, têm alguns que permitem que os residentes se inscrevam para receber notificações nos telemóveis ou contas de e-mail.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (Federal Emergency Management Agency - FEMA) tem uma aplicação que pode ser descarregada e que fornece alertas em tempo real nos telemóveis, e as agências de segurança pública também podem enviar alertas para a televisão, rádio e dispositivos sem fios através do Sistema Integrado de Alerta e Aviso Público.

Por sua vez, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA), tem uma rede nacional de estações de rádio que transmitem informações meteorológicas contínuas, bem como avisos oficiais do Serviço Meteorológico, previsões e outras informações de perigo.

Um rádio portátil a pilhas ou a manivela também pode ser uma ferramenta essencial para receber alertas de emergência, especialmente em áreas onde o serviço móvel não é fiável ou quando as antenas e retransmissores de sinal regionais podem ser ameaçadas pelo vento, fogo ou outros perigos.

O incêndio em Hollywood Hills ficou entretanto reduzido a menos de um quilómetro quadrado. As últimas chamas deflagraram na quarta-feira à noite atingindo o coração da cidade e as raízes da sua indústria do espetáculo, pondo em perigo bairros densamente povoados em condições excecionalmente ventosas e secas.

Em poucas horas, os bombeiros fizeram grandes progressos no incêndio nas colinas de Sunset, com o capitão Erik Scott, do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, a indicar que conseguiram manter o fogo sob controlo porque foi “atacado em força e rapidez”.

Imagens de satélite mostram a destruição total dos bairros queimados pelos incêndios.

O nível dramático de destruição nalguns locais é visível numa comparação de imagens de satélite antes e depois do incêndio.

Uma faixa de cerca de 250 casas num bairro de Altadena, pontuado por copas verdes de árvores frondosas e piscinas de água-marinha, ficou reduzida a escombros.

Apenas algumas casas ficaram de pé e algumas ainda estavam em chamas nas imagens da Maxar Technologies.

Ao longo de um troço de cerca de 70 casas de parede a parede sobre o Oceano Pacífico em Malibu, apenas menos de 10 pareciam estar intactas.


PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP