Espaço

Vaivém Endeavour parte na sua última missão a 29 de Abril

O vaivém Endeavour parte na sua última missão a 29 de Abril, enviando para o Espaço um espectrómetro magnético com equipamento "made in Portugal", confirmou a NASA em comunicado citado pela agência AFP.


A confirmação da data foi feita na terça-feira numa reunião dos responsáveis pela missão, depois de avaliado o estado de preparação da tripulação, do vaivém e do seu sistema de lançamento.

O Endeavour será lançado às 19:47 (20:47, na hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida, para uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional. A bordo seguem seis astronautas.

Na produção do espectrómetro magnético Alpha 2 estiveram envolvidos 60 laboratórios de 16 países, incluindo Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Suíça, China e Taiwan.

A equipa portuguesa envolveu investigadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

O espectrómetro magnético, o primeiro que é lançado no Espaço, é um módulo experimental de física de partículas que tem como meta detectar raios cósmicos e desvendar os grandes mistérios do Universo, como a existência de antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível, que forma cerca de 25 por cento da massa do Cosmos.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP