Açoriano Oriental
Vacinas da gripe à venda a partir de hoje
Mais de 1,6 milhões de vacinas contra a gripe começam segunda-feira a ser vendidas nas farmácias portuguesas, o que assegura a cobertura a 15 por cento da população.
Vacinas da gripe à venda a partir de hoje

Autor: Lusa / AO online
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) pretende que a vacina contra a gripe atinja, este ano, uma cobertura de 60 por cento da população acima dos 65 anos.

Na época gripal passada notou-se "um aumento significativo" da taxa de vacinação no grupo com mais de 65 anos, atingindo mais de 50 por cento desta população, segundo um documento do Observatório Nacional de Saúde do Instituto Ricardo Jorge.

As autoridades querem agora dar "especial prioridade" aos idosos que estão em lares, onde pretendem atingir uma cobertura "o mais próxima possível dos 100 por cento".

Para isso, foi lançada uma campanha junto dos médicos e delegados de saúde de cada concelho, alertando que os idosos em instituições devem ser todos vacinados.

Apesar de a vacina poder ser administrada a partir dos seis meses, a DGS apenas recomenda a vacinação a crianças com doenças crónicas, como asma ou problemas cardíacos.

Para evitar constrangimentos no funcionamento dos serviços, o secretário de Estado da Saúde emitiu um despacho que alarga o prazo de validade das receitas médicas de forma a permitir a prescrição antecipada da vacina.

"As receitas médicas nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe para a época gripal 2007/2008, prescritas a partir de 01 de Setembro, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano", diz o despacho.

Este ano, as várias entidades envolvidas criaram um grupo de trabalho para acompanhar a evolução da vacinação contra a gripe na época 2007-2008.

DGS, Administrações Regionais de Saúde, Associação de Farmácias de Portugal, Associação Nacional de Farmácias, Associação de Grossistas de Produtos Farmacêuticos, Ordem dos Farmacêuticos, APIFARMA, Infarmed e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge são as entidades envolvidas no grupo de trabalho.

Um dos compromissos assumidos por parte da indústria e dos farmacêuticos foi colocar a vacina à venda em todos os locais só a partir do dia 01 de Outubro.

Entre 10 e 15 por cento da população portuguesa é, em média, afectada anualmente pela gripe sazonal.

A vacina deverá ser administrada em Outubro e Novembro, podendo no entanto ser aplicada durante todo o período do Outono e Inverno.

Até agora, o Infarmed (a autoridade nacional do medicamento) autorizou a comercialização de sete tipos de vacina contra a gripe sazonal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados