Açoriano Oriental
Utentes da hemodiálise que estão na Madeira regressam hoje aos Açores

Os utentes que fazem hemodiálise e foram transferidos para a Madeira regressam esta quarta-feira ao Hospital de Ponta Delgada e os que se encontram no Faial e Terceira regressarão no domingo e na segunda-feira, anunciou o Governo dos Açores.

Utentes da hemodiálise que estão na Madeira regressam hoje aos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Posso dizer que os resultados da contra-análise ao posto de água que abastece o serviço de Nefrologia do Hospital Divino Espírito Santo [HDES] ontem [terça-feira] recebidos estão dentro dos parâmetros da normalidade, pelo que, ainda hoje, com o apoio logístico da SATA, regressarão os doentes que estão na Madeira, seguindo-se, no próximo domingo e segunda-feira, os doentes que se encontram na ilha do Faial e na ilha Terceira”, disse a secretária regional da Saúde e Segurança Social dos Açores.

Mónica Seidi falava no parlamento regional, na Horta, ilha do Faial, no segundo dia do debate sobre o Plano e Orçamento do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para 2024.

Na terça-feira, a governante tinha dito aos jornalistas que o executivo estava a planear o regresso dos doentes da hemodiálise à região, tendo em conta o resultado da contra-análise à água que abastece a Nefrologia do HDES.

“Estávamos a aguardar esta contra-análise para que pudéssemos com segurança planear a retoma destes doentes. Esta contra-análise revela que os resultados estão bem”, afirmou Mónica Seidi, que ressalvou que agora pode-se “começar a retoma dos utentes que estão deslocados da região”.

O serviço de Nefrologia do HDES assegura o tratamento a cerca de 120 doentes de hemodiálise, sendo que, destes, 55 encontram-se na Madeira, 34 na ilha do Faial e 29 na Terceira, de acordo com a governante.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados