Autor: Susete Rodrigues/AO Online
De acordo com comunicado da Força Aérea Portuguesa, “o avião C-295M tinha acabado de descolar da ilha de Santa Maria, rumo a São Miguel, quando uma menina decidiu que era o momento de nascer”, eram cerca das 08h05.
Pouco tempo antes, a tripulação da Esquadra 502 – “Elefantes”, em alerta permanente na ilha Terceira “tinha sido ativada para realizar o transporte de uma grávida de 35 anos e 35 semanas de gestação, com contrações de dois em dois minutos”.
O comunicado explica ainda que “a futura mãe embarcou acompanhada por uma equipa de saúde civil e pouco tempo depois o avião levantou voo rumo a Ponta Delgada, tendo a grávida entrado na fase final do trabalho de parto. Dez minutos depois de descolar, a bebé nasceu a bordo do avião da Força Aérea, em pleno Oceano Atlântico”.
Mãe e bebé foram encaminhadas para a unidade hospitalar local, encontrando-se bem de saúde.
Este é já o quarto nascimento a bordo do avião C-295M da Força Aérea Portuguesa desde que entrou em operação em 2009 – sendo que numa das missões nasceram duas gémeas – e o 35.º nascimento a bordo de aeronaves da Força Aérea, tendo o primeiro ocorrido em 13 de julho de 1993, num avião C-212 Aviocar, diz ainda o comunicado da Força Aérea Portuguesa.