Trio de astronautas regressa à Terra com tocha olímpica

Um trio de astronautas regressou esta segunda-feira à Terra, após 166 dias no Espaço, trazendo de volta ao planeta a tocha olímpica, depois de um histórico passeio espacial.


O cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, a astronauta da NASA Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano, desembarcaram, como previsto, de uma cápsula Soyuz, pelas 2:49, nas estepes do Cazaquistão, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal russa.

A tocha chegou à Estação Espacial Internacional na passada quinta-feira, a bordo da nave russa Soyuz TMA-11M, tripulada pelo russo Mijaíl Tiurin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata.

Estes astronautas vão substituir na Estação o trio que regressou hoje à Terra com a tocha olímpica russa, depois do inédito passeio espacial, a três meses dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi, no sul da Rússia.

PUB

Premium

João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores