Açoriano Oriental
Tribunal afasta Berlusconi do parlamento durante dois anos
Um tribunal italiano ordenou hoje que o ex-primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi seja afastado do parlamento durante dois anos, na sequência da condenação do político num caso de fraude fiscal, noticiam os media locais.
Tribunal afasta Berlusconi do parlamento durante dois anos

Autor: Lusa / AO online

 

Berlusconi, de 77 anos, pode ainda recorrer da decisão, que terá de ser aprovada pelo Senado, onde Berlusconi tem assento parlamentar.

O Supremo Tribunal italiano recusou a 01 de agosto o segundo e último recurso de Berlusconi no caso de fraude fiscal, mas anunciou que um outro tribunal deveria decidir sobre a duração de um afastamento forçado do parlamento, que poderia ser de entre um e três anos.

Hoje, a acusação pediu uma proibição de dois anos, o que foi aceite pelo coletivo de juízes.

Esta decisão completa a condenação definitiva de Berlusconi, a primeira numa longa história de processos legais contra o magnata italiano.

A decisão impede Berlusconi de votar e de concorrer à reeleição, mas o senado ainda terá de decidir quando isso acontece.

Condenado de forma definitiva em 1 de agosto por fraude fiscal no processo Mediaset a quatro anos de prisão – reduzidos para três anos devido a uma amnistia –, 'Il Cavaliere', como Berlusconi, 77 anos, é conhecido em Itália, não pode ser colocado em regime de detenção devido à sua idade.

Como opção, teria de solicitar um regime de residência fixa ou trabalhos comunitários, pena que Berlusconi escolheu já este mês, mas que não deverá ser aplicada antes da primavera de 2014.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados