Açoriano Oriental
Transformação digital é resposta indispensável à evolução do turismo

A transformação digital no setor do turismo será o tema em destaque no segundo bloco da conferência “Tecnologia: a próxima geração”, que a Altice Empresas promove na próxima quarta-feira.

Transformação digital é resposta indispensável à evolução do turismo

Autor: Ana Carvalho Melo


Para iniciar a reflexão sobre esta temática Carlos Santos, presidente da direção do Observatório do Turismo dos Açores, vai apresentar a palestra “Expandir as fronteiras com o turismo de nova geração”.
De seguida realizar-se-á a mesa redonda “O novo turista digital”, com a participação de Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas; Inês Ferreira, diretora de Produto ICT, Altice Empresas; Jorge Aguiar, administrador executivo, Bensaude Turismo; Martim Pessanha, managing partner, GEMA; e com moderação de Daniela Alvares, professora auxiliar em Turismo, Universidade dos Açores.
Este bloco temático, que terá início pelas 11h30, está integrado no evento “Tecnologia: a próxima geração”, que decorre no Teatro Micaelense no dia 21 de setembro e do qual o Açoriano Oriental é media partner. Pode inscrever-se em https://www.altice-empresas.pt/tecnologia-proxima-geracao-acores.

Transformação digital no setor do turismo
O turismo é um setor em crescimento, com o público a procurar cada vez mais experiências personalizadas. Para conseguir dar resposta a um público tão diversificado e cada vez mais exigente, a transformação digital, mais do que nunca, é condição indispensável para o desenvolvimento do negócio e para manter a sua relevância e competitividade.
Assim para serem bem-sucedidas, às empresas de hoje não basta uma estratégia focada apenas nos produtos e serviços que oferecem, dado que o cliente procura e valoriza, no contacto com a organização, toda uma experiência a ser vivida: quanto mais personalizada melhor, abrangente, flexível e rápida. Ou seja, centrada em si.
Neste contexto um dos caminhos consiste em personalizar o relacionamento com o cliente, tirando o máximo potencial dos dados  e conhecendo as suas preferências para lhe proporcionar uma experiência individualizada, única e diferenciadora. Data Centers para alojamento de grandes quantidades de dados, segurança avançada dos mesmos, Cloud, IoT e Analytics, para criar sistemas de recolha de informação automática sobre o comportamento dos clientes, são algumas das ferramentas tecnológicas ao alcance dos operadores turísticos para que os seus negócios rumem em direção ao sucesso.
A solução de Geo Analytics é uma ferramenta que permite processar dados com tecnologia de machine learning e big data analytics, dando a possibilidade aos operadores turísticos e dos municípios obter informações fundamentais a um melhor entendimento dos fluxos de pessoas: quantos dias ficam no território, quais as zonas preferidas para dormir e comer, o que visitaram, qual o seu país ou cidade de origem, entre outras.
Mas também é preciso apostar na base, na flexibilização das infraestruturas, o que poderá acontecer com o recurso, por exemplo, a data centres e a modelos de gestão em cloud (computação na nuvem) como o Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) ou Infrastructure as a Service (IaaS), entre outros, que fazem com que esses processos sejam  mais escaláveis, seguros e eficientes e, com isso, potenciar os negócios.
Também as aplicações aplicações que fazem uso da realidade aumentada e virtual, bem como da gamificação vêm abrir novas oportunidades a operadores turísticos trazendo uma nova visão sobre território e cultura que será cada vez mais fundamental na diferenciação e excelência do turismo português.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados