Autor: Ana Carvalho Melo
Para iniciar a
reflexão sobre esta temática Carlos Santos, presidente da direção do
Observatório do Turismo dos Açores, vai apresentar a palestra “Expandir
as fronteiras com o turismo de nova geração”.
De seguida
realizar-se-á a mesa redonda “O novo turista digital”, com a
participação de Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade
e Infraestruturas; Inês Ferreira, diretora de Produto ICT, Altice
Empresas; Jorge Aguiar, administrador executivo, Bensaude Turismo;
Martim Pessanha, managing partner, GEMA; e com moderação de Daniela
Alvares, professora auxiliar em Turismo, Universidade dos Açores.
Este
bloco temático, que terá início pelas 11h30, está integrado no evento
“Tecnologia: a próxima geração”, que decorre no Teatro Micaelense no dia
21 de setembro e do qual o Açoriano Oriental é media partner. Pode
inscrever-se em https://www.altice-empresas.pt/tecnologia-proxima-geracao-acores.
Transformação digital no setor do turismo
O
turismo é um setor em crescimento, com o público a procurar cada vez
mais experiências personalizadas. Para conseguir dar resposta a um
público tão diversificado e cada vez mais exigente, a transformação
digital, mais do que nunca, é condição indispensável para o
desenvolvimento do negócio e para manter a sua relevância e
competitividade.
Assim para serem bem-sucedidas, às empresas de hoje
não basta uma estratégia focada apenas nos produtos e serviços que
oferecem, dado que o cliente procura e valoriza, no contacto com a
organização, toda uma experiência a ser vivida: quanto mais
personalizada melhor, abrangente, flexível e rápida. Ou seja, centrada
em si.
Neste contexto um dos caminhos consiste em personalizar o
relacionamento com o cliente, tirando o máximo potencial dos dados e
conhecendo as suas preferências para lhe proporcionar uma experiência
individualizada, única e diferenciadora. Data Centers para alojamento de
grandes quantidades de dados, segurança avançada dos mesmos, Cloud, IoT
e Analytics, para criar sistemas de recolha de informação automática
sobre o comportamento dos clientes, são algumas das ferramentas
tecnológicas ao alcance dos operadores turísticos para que os seus
negócios rumem em direção ao sucesso.
A solução de Geo Analytics é
uma ferramenta que permite processar dados com tecnologia de machine
learning e big data analytics, dando a possibilidade aos operadores
turísticos e dos municípios obter informações fundamentais a um melhor
entendimento dos fluxos de pessoas: quantos dias ficam no território,
quais as zonas preferidas para dormir e comer, o que visitaram, qual o
seu país ou cidade de origem, entre outras.
Mas também é preciso
apostar na base, na flexibilização das infraestruturas, o que poderá
acontecer com o recurso, por exemplo, a data centres e a modelos de
gestão em cloud (computação na nuvem) como o Software as a Service
(SaaS), Platform as a Service (PaaS) ou Infrastructure as a Service
(IaaS), entre outros, que fazem com que esses processos sejam mais
escaláveis, seguros e eficientes e, com isso, potenciar os negócios.
Também
as aplicações aplicações que fazem uso da realidade aumentada e
virtual, bem como da gamificação vêm abrir novas oportunidades a
operadores turísticos trazendo uma nova visão sobre território e cultura
que será cada vez mais fundamental na diferenciação e excelência do
turismo português.