Tolentino de Mendonça recebe Prémio Eduardo Lourenço nos 826 anos da Guarda

A entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao cardeal, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça é o ponto alto das comemorações dos 826 anos da cidade da Guarda, que serão assinalados no dia 27



O programa foi divulgado pela Câmara e inclui a assinatura do protocolo para a instalação do Centro Nacional de Treino da Unidade de Emergência e Proteção Civil (UEPS) da GNR na freguesia da Arrifana.

O Dia da Cidade contempla ainda uma sessão solene, durante a qual será entregue o Prémio Eduardo Lourenço 2025, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), a José Tolentino de Mendonça, segundo a informação enviada à agência Lusa.

A efeméride começa com a habitual alvorada (09:15) e uma homenagem a D. Sancho I, o rei fundador da cidade com o foral de 27 de novembro de 1199, pelos alunos da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

A Praça Luís de Camões, onde está a estátua do Rei Povoador, vai acolher também uma cerimónia militar com o Regimento de Infantaria N.º 14 e o Núcleo da Guarda da Liga dos Antigos Combatentes.

Já os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do concelho interpretarão “Desejos e Realidade – A Guarda na voz e pelo olhar das crianças”.

A sessão solene dos 826 anos da fundação da Guarda realiza-se pelas 10:40, na Sala António de Almeida Santos, após o hastear das bandeiras, momento acompanhado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e por alunos do Conservatório de Música S. José da Guarda.

A assinatura do protocolo para a construção do Centro Nacional de Treino da UEPS, na Arrifana, terá lugar pelas 16:15 e vai envolver a Junta de Freguesia local, o município e aquela força da GNR.

Durante o dia 27 serão ainda inauguradas as obras de requalificação da Av. Dr. Francisco Sá Carneiro (2.ª fase), entre outras empreitadas.

O Dia da Cidade termina com o concerto de Quinta do Bill com a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra no Teatro Municipal da Guarda (TMG), pelas 21:30.

As comemorações arrancam na quinta-feira com a apresentação do n.º 48 da revista cultural Praça Velha, editada pelo município, no Paço da Cultura.

No dia seguinte, no espaço ExpoEcclesia, será inaugurada a exposição de mobiliário e têxteis, com bordado de Castelo Branco, ‘Mãos Inquietas, Mãos Indiscretas’, de Emília Barbeira.

Para sábado está programado a inauguração de várias obras nas localidades da Faia, Cavadoude e Amoreiras do Mondego, bem como do Parque de Autocaravanas de Avelãs da Ribeira.

À noite, decorre o 13.º Encontro de Grupos de Cantares, no TMG.

No domingo corre-se a Invernal de BTT, organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, e realiza-se a prova de perícia automóvel Guarda Logística, do Guarda Unida Desportiva.

O município vai ainda assinalar, nos dias 25 e 26, o Dia do Empresário com um ‘roadshow’ do I3S BSE – Centro para o Empreendedorismo de Impacto 2, no NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, e uma homenagem aos empresários do concelho.

No dia 26 será inaugurada uma exposição do Geopark Estrela dedicada à geologia do concelho e assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um protocolo para a reabilitação e valorização dos rios Diz e Noéme.

As comemorações dos 826 anos da cidade prosseguem no dia 29 com o ‘meeting’ de natação, organizado pelo Clube de Natação da Guarda.

A inauguração da requalificação do Museu da Guarda e do Paço da Cultura, bem como da exposição de pintura “Colecionismo de Piné: Memórias e Surpresas”, são outras propostas para esse dia, que termina com o espetáculo “Identidade é Portugalidade”, que vai juntar o Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu e a fadista Raquel Maria no TMG.

O Encontro de Enduro da Guarda, organizado pelo Clube de Ciclismo da Guarda, e um encontro de coros infantojuvenis, dinamizado pelo Grupo Coral de Maçainhas, encerram as comemorações, no dia 30.


PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria