Tibério Dinis espera que novo comandante da Base das Lajes continue trabalho ambiental

Tibério Dinis espera que novo comandante da Base das Lajes continue trabalho ambiental

 

Lusa/Ao online   Regional   19 de Ago de 2018, 12:19

Na sessão solene da mudança de Comando do 65th Air Base Group, cerimónia que decorreu dentro do perímetro militar, no dia em que se assinalaram 75 anos sobre a assinatura do primeiro acordo bilateral para facilitação da utilização de infraestruturas na ilha Terceira, Tibério Dinis, autarca praiense, deixou uma palavra de apreço ao Comandante cessante do destacamento norte-americano, Coronel FENG, “pela nova abordagem na questão da pegada ambiental” e espera que o novo comandante, Coronel Travis, continue e reforce o trabalho ambiental.

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, manifestou, esta sexta-feira, “expetativa” no trabalho que será desenvolvido pelo novo Comandante do destacamento militar norte-americano da Base das Lajes, apontando como prioridade absoluta para a “descontaminação total” das áreas afetadas e para um reforço do contingente laboral português.

“Em primeiro lugar destaco o trabalho desenvolvido pelo Coronel FENG, que agora cessou funções, que criou uma nova abordagem na questão relacionada com a pegada ambiental resultante da presença militar norte-americana na Base das Lajes. Foi uma nova abordagem ao assunto e um trabalho desenvolvido sempre com bastante proximidade à Câmara Municipal da Praia da Vitória e das autoridades portuguesas”, afirmou.

Quanto ao seu sucessor, o Coronel Travis K. Leighton, o autarca disse ter “a expetativa que dê seguimento ao trabalho desenvolvido, continuando e reforçando o trabalho até agora realizado na componente ambiental”, até porque, reforçou, “sabemos do seu currículo, que o Coronel Travis já foi assistente do Secretário de Estado da Defesa norte-americana para os Assuntos Ambientais”, pelo que a Câmara Municipal tem “enorme expectativa no trabalho a desenvolver” que se espera que seja “de continuidade e reforço do trabalho desenvolvido pelo Coronel FENG”.

Tibério Dinis deixou ainda uma palavra relacionada com a componente laboral: “Não podemos deixar de reafirmar, também, expectativa no reforço da componente laboral. O contingente de trabalhadores portugueses na Base das Lajes tem estado estabilizado desde o downsizing, mas sabemos que existem algumas necessidades para a parte operacional que esperamos que os norte-americanos as satisfaçam, no sentido de aumentar o contingente laboral português no destacamento militar”.

Naturalmente, "esperamos que o trabalho da descontaminação e a preocupação ambiental continue até à efetiva descontaminação total das áreas contaminadas no Concelho da Praia da Vitória”, acrescentou o autarca.

O Coronel Travis K. Leighton foi promovido à patente a 1 de junho de 2017 e, desde maio de 2016, que era assistente do Secretário de Estado da Defesa para o Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, tendo à sua responsabilidade, entre outras competências, a aplicação das políticas e programas relacionados ao cumprimento das leis ambientais; limpeza de locais contaminados; ambiente externo; adaptação climática; contaminantes emergentes e cooperação ambiental internacional de defesa.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.