Autor: Susete Rodrigues
Com encenação de André Melo e produção de Carlota Dâmaso e Filomena Gonçalves, a peça conta a história do Pai Natal que fica “constipado na véspera de Natal e é preciso encontrar alguém que o substitua para distribuir as prendas às crianças”, relata-nos André Melo, adiantando que a peça “anda à volta de quem será o substituto do Pai Natal, nomeadamente se poderão ser os duendes - que são os ajudantes doPai Natal - e querem muito serem os substitutos ou poderão ser os outros candidatos que irão aparecer ao longo da peça. Portanto, a peça gira à volta desta questão e se as prendas serão todas distribuídas”.
Em palco irão estar cerca de 25 pessoas, algumas já são atores da Pontilha há muito tempo, “há outras pessoas que se vão juntando. Temos o grupo de adultos e também temos a participação do grupo da oficina de teatro infantil da Pontilha”. Este grupo “mais novo tem uma participação especial ao longo da peça”, refere o encenador.
Estes dias de ensaios têm sido de “correria” disse André Melo, explicando que “primeiro estivemos a ensaiar em sala e depois passamos para os ensaios no palco e é toda uma adaptação. Para além disso, temos que gerir os adultos e também as crianças”, estas que têm entre os 6 e os 10 anos. “Tem sido uma correria muito engraçada, estamos divididos entre a decoração do espaço e os ensaios, porque queremos proporcionar uma experiência completa de forma a que quando as pessoas chegarem ao Teatro Ribeiragrandense vão deparar-se com o Natal, está tudo decorado a preceito”.
André Melo recorda que no ano passado a peça teve cerca de
40 minutos e “este ano serão 50 minutos e iremos ter muitas surpresas
ao logo da peça”.
Desta forma, na sua opinião, as pessoas irão, “com
certeza, gostar da peça, porque é uma comédia e é leve. A peça está
muito divertida e é mesmo indicada para esta altura do ano, em que se
pede paz e amor. Penso que é isso que interessa nesta altura natalícia”,
finalizou o encenador.
Tal como aconteceu no ano passado, a peça “Substituto do Pai Natal – Procura-se!!!”, está já esgotada, quer para o espetáculo de amanhã, quer para o de domingo.
Causa Solidária
Este
ano a Pontilha juntou-se ao projeto ‘Colo de Mãe’, um abrigo que
recebe animais abandonados e/ou negligenciados pelas famílias. O público
poderá contribuir com patês, camas, produtos de limpeza e outros
materiais que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos animais
deste abrigo.
Para isso, serão disponibilizadas caixas na entrada do Teatro, onde as pessoas poderão deixar o seu donativo.