Açoriano Oriental
Soyuz faz acoplagem com êxito à Estação Espacial Internacional
A nave tripulada russa Soyuz TMA-17M acoplou-se esta quinta-feira com êxito à Estação Espacial Internacional (EEI), informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.
Soyuz faz acoplagem com êxito à Estação Espacial Internacional

Autor: Lusa/AO online

 

A acoplagem ocorreu às 05:46 de Moscovo (03:46 em Lisboa) em modo automático.

A bordo da Soyuz chegaram à EEI o russo Oleg Kononenko, o norte-americano Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui.

O voo da nave russa até à EEI durou pouco menos de seis horas, já que foi utilizada a chamada trajetória rápida, que permite à Soyuz alcançar a estação depois de dar apenas quatro voltas à Terra.

As escotilhas vão ser abertas depois de se confirmado o hermetismo da acoplagem e de se igualar a pressão da Soyuz à da EEI, processo que habitualmente leva várias horas.

Os recém-chegados vão juntar-se aos atuais três tripulantes da estação: aos russos Mijail Kornienko e Gennadi Padalka, e ao astronauta da NASA, Scott Kelly.

Um porta-voz da agência espacial russa Roscomos citado pela agência oficial RIA Novosti indicou que durante o voo o painel solar esquerdo da nave não abriu, mas esclareceu que apenas um dos dois painéis garante a energia necessária para o funcionamento da Soyuz.

Situação idêntica ocorreu em setembro de 2014, com a Soyuz TMA-14M, que também acoplou sem problemas à EEI.

A chegada da Soyuz TMA-17M tem lugar comn dois meses de atraso devido a problemas registados recentemente no programa espacial russo, em particular, a perda, em abril último, da nave de carga Progress, que transportava suprimentos para a plataforma orbital.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares em que participam 16 nações, orbita a uma velocidade de mais de 27.000 quilómetros por hora, a uma distância de 400 quilómetros da Terra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados