Açoriano Oriental
Sócrates anuncia défice de 3% já este ano
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje que o défice orçamental vai ficar nos 3 por cento do PIB já este ano, voltando Portugal a cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), um ano antes do previsto.
Sócrates anuncia défice de 3% já este ano

Autor: Lusa / AO online
    Este valor representa uma redução de 0,3 pontos percentuais face à última previsão governamental, feita em Março, que apontava para um saldo negativo de 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

    A previsão inicial, feita no Orçamento do Estado (OE) para 2007, apresentado em Outubro de 2006, apontava para um défice orçamental de 3,7 por cento do PIB.

    José Sócrates, que falava no final da reunião de hoje do conselho de ministros, afirmou que o facto de o país passar, de novo, a cumprir as regras do PEC, deixando a lista dos países em situação défice excessivo, é "uma grande notícia para Portugal e para a economia portuguesa".

    “Agora, temos condições para promover o crescimento económico sustentado”, garantiu Sócrates.

    O primeiro-ministro anunciou, ainda, que a dívida pública vai baixar para 64,4 por cento do PIB este ano, contra os 64,8 por cento registados em 2006.

    A previsão anterior, constante do OE para 2007, apontava para um aumento da dívida para 68 por cento do PIB.

    José Sócrates afirma que este será o primeiro ano, dos últimos sete, em que se verifica uma redução da dívida pública, face ao ano anterior.

    Uma redução do défice e da dívida pública vai permitir “oferecer um quadro geral de confiança e de aposta no crescimento económico”, disse o primeiro-ministro.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.