Sócrates alega desconhecimento para evitar falar sobre o veto

O primeiro-ministro, José Sócrates, alegou desconhecimento sobre o conteúdo do veto do Presidente da República, Cavaco Silva, ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores para evitar falar no assunto.


"Por não conhecer é que não posso pronunciar-me sobre ele", afirmou José Sócrates aos jornalistas, segunda-feira durante uma visita a Salvador por ocasião da IX Cimeira Brasil-Portugal.

    O Presidente da República vetou segunda-feira o Estatuto Político-Administrativo dos Açores sob o argumento de que o diploma possui duas normas que colocam "em sério risco" os equilíbrios político-institucionais, que podiam criar "graves problemas" para a coesão nacional.

    “O diploma em causa, ainda que expurgado de inconstitucionalidades de que enfermava, continua a possuir duas normas - as do artigos 114º e do artigo 140º, nº 2 - que colocam em sério risco aqueles equilíbrios político-institucionais, pelo que decidi não o promulgar, em cumprimento do meu mandato como Presidente da República Portuguesa”, destacou Cavaco Silva na mensagem enviada à Assembleia da República.
PUB

Premium

Da curiosidade e teimosia de um grupo de investigadores e engenheiros açorianos nasceu, após uma odisseia de 14 anos, a Algicel, uma pequena indústria inovadora que produz a Azora Astaxanthin, um poderoso antioxidante natural, cujas vendas crescem 40% ao ano e que já começa a conquistar o mercado nacional e internacional.