Site Lisboa Património Cultural vence Prémio espanhol Ignasi de Lecea

O site da Internet Lisboa Património Cultural venceu em Barcelona o Prémio Ignasi de Lecea, que distingue as boas práticas na divulgação e investigação de temas de arte pública e desenho urbano.


Desenvolvido pela agência de comunicação web Seara.com, o site - premiado durante o evento VI Waterfronts of Art International Conference, organizado pela Universidade de Barcelona - segue um conceito original, em que são referidos imóveis considerados de interesse municipal e a arte pública nas suas diversas formas: estátuas, azulejos, esculturas e placas evocativas.

Em www.lisboapatrimoniocultural.pt são propostos vários itinerários dentro da cidade, fazendo-se referência aos edifícios e elementos de arte que podem ser encontrados em cada um dos trajectos.

É ainda possível ao cibernauta navegar por temas, ficando a conhecer tudo o que existe, por exemplo, sobre escultura ou azulejaria e, independentemente da sua opção, encontrará sempre mapas de apoio e informação adicional.

Os Prémios Ignasi de Lecea, atribuídos pelo PAUDO (Public Art and Urban Design Observatory), têm como objectivo distinguir municípios, administrações públicas ou entidades privadas e individuais que desenvolvem iniciativas, projectos ou investigações no âmbito da produção, gestão e divulgação da arte pública e do design urbano.

O arquitecto Ignasi de Lecea, que morreu em 2005, foi responsável pela gestão do planeamento urbano da Câmara Municipal de Barcelona, tendo coordenado projectos de Arte Pública pelos quais a capital catalã se tornou uma referência internacional.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.