Sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha Terceira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).




O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores à 01:37 (02:37 em Lisboa) e teve epicentro "próximo de Raminho".

“De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Altares, Biscoitos, Quatro Ribeiras e Vila Nova", referiu a mesma fonte.

Foi ainda sentido "com menor intensidade" na freguesia de Terra Chã, acrescentou.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os graus de intensidade dos sismos.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", de acordo com o IPMA.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.


PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP