Na demonstração realizada no centro tecnológico da Toyota, a abóbada gigante, que pesa 78 toneladas, moveu-se ao longo de um edifício com 35 metros de comprimento.
Dentro da abóbada, de quatro metros e meio de altura e sete metros de diâmetro, estava um automóvel para simular todas as situações reais da condução - aceleração, vibração e som.
Os lados internos da abóbada mostra gráficos gerados por computador a 360 graus de estradas e paisagens, completas com sinais, peões, lojas e o distante Monte Fuji, e todos sincronizados com a condução.
Quando um condutor trava, a abóbada inclina-se para a frente para dar a sensação da paragem e ao virar a direcção a abóbada gira para simular o movimento da curva.
Representantes da Toyota disseram que o simulador é útil para testar sistemas de segurança como sinais de aviso sobre viaturas que se aproximam sem pôr em perigo os condutores.
A máquina também será útil para analisar estados de sonolência e intoxicação que afectam a condução.
A grande interrogação sobre como fazer carros seguros é perceber o cérebro outros aspectos do comportamento humano, questões que simulador irá ajudar a resolver, afirmou o vice-presidente executivo Kazuo Okamoto.
Outros construtores automóveis desenvolveram simuladores de condução, mas tendem a ser estáticos, dando o efeito de condução através abanões e solavancos, com imagens apenas num ponto.
Simulador reproduz condução para testar segurança
Um novo simulador automóvel, apresentado no Japão, permite testar sistemas de segurança dos veículos numa abóbada gigante, que gira, abana e desliza num trilho, para proporcionar as sensações de condução nas estradas reais.
Autor: Lusa / AO online
